Domingo, 23 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de novembro de 2025
Presidente foi questionado sobre a prisão preventiva do ex-presidente durante viagem à África do Sul, neste domingo (23)
Foto: Reprodução/YouTubeO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste domingo (23), que não pretende comentar a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que determinou a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Eu não faço comentário sobre uma decisão da Suprema Corte. A Justiça tomou uma decisão, ele foi julgado, ele teve todo direito à presunção de inocência, foram praticamente dois anos e meio de investigação, de delação, de julgamento. Então, a Justiça decidiu, está decidido, ele vai cumprir a pena que a Justiça determinou, e todo mundo sabe o que ele fez”, afirmou.
Jair Bolsonaro foi preso preventivamente neste sábado (22), após o STF entender que uma vigília convocada na casa dele, onde estava detido em prisão domiciliar, poderia causar prejuízo à ordem pública. O ex-presidente também tentou violar a tornozeleira eletrônica com um ferro de solda, e precisou ter o dispositivo trocado durante a madrugada.
Lula deu a declaração durante coletiva de imprensa em Joanesburgo, na África do Sul. Ele está no país para participar da 20ª edição da Cúpula de chefes de Estado e governo do G20, que terminou neste domingo.
Questionado sobre como o caso poderia afetar a relação do Brasil com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Lula negou estar preocupado com os impactos da prisão em território norte-americano.
“Trump tem que saber que somos um país soberano, que a gente decide. E o que a gente decide aqui, está decidido”, prosseguiu.
Por que Bolsonaro foi preso?
A prisão de Bolsonaro é preventiva, ou seja, não tem data determinada para acabar. Moraes tomou essa decisão para garantir a ordem pública, já que, segundo o ministro, foi convocada uma vigília na porta do condomínio onde mora o ex-presidente para evitar que ele fosse preso.
Além disso, Moraes também alegou que há elevado risco de fuga, considerando que Bolsonaro tentou danificar a tornozeleira eletrônica — usada para monitorar sua localização — com um ferro de solda.
O próprio ex-presidente admitiu ter causado dano ao aparelho e precisou ter o dispositivo trocado durante a madrugada.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses pela tentativa de golpe. Mas, não é por essa condenação que ele está preso, já que o prazo para a defesa recorrer só termina na segunda-feira (24). O fim dos recursos e a prisão por condenação devem ocorrer nos próximos dias.
Como a condenação de Bolsonaro é superior a oito anos (27 anos e 3 meses), ele deverá iniciar a execução da pena em regime fechado, ou seja, na cadeia. Assim, deve emendar a prisão preventiva com a prisão pela condenação.