Domingo, 23 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de novembro de 2025
Na partida de ida, em Caxias do Sul, o Grêmio havia vencido por 3 a 0
Foto: Angelo Pieretti/GrêmioAo vencer o Juventude por 2 a 1 na Arena, em Porto Alegre, na manhã deste domingo (23), o Grêmio conquistou o bicampeonato do Gauchão de Futebol Feminino.
As Mosqueteiras já haviam construído ampla vantagem na final: no jogo de ida, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o Tricolor derrotou o Juventude por 3 a 0.
O Grêmio começou dominando a partida, com total controle ofensivo. Aos 6 minutos, Pini cobrou escanteio curto para Gisele, que encontrou Montoya na entrada da área. A atacante finalizou com força, mas a goleira Renata espalmou. Aos 15, Amanda Brunner arriscou da intermediária, mandando por cima.
A primeira chegada do Juventude ocorreu dois minutos depois, em chute de Dani Ortolan, defendido com tranquilidade por Raíssa.
Aos 19, Pini avançou com qualidade, escapou da marcação e serviu Gisele na área, mas o chute saiu à esquerda. Aos 25, Arrieta cobrou falta direta para o gol, obrigando Renata a fazer mais uma defesa.
Com o duelo mais equilibrado, aos 29, Eduarda Tosti arriscou para o Juventude, e a bola saiu por cima da meta defendida por Raíssa. No minuto seguinte, Arrieta cruzou pela esquerda e encontrou Giovaninha na área, que quase conseguiu a conclusão.
Aos 40 minutos, Dani Barão avançou pela direita, passou por duas marcadoras e cruzou. A defesa afastou, mas Bia Santos, na sobra, acertou um chute no ângulo esquerdo, abrindo o placar para as Mosqueteiras.
O Grêmio seguiu pressionando. Aos 43, Gisele finalizou de longa distância, e Renata defendeu quase em cima da linha. Aos 45, Pini tentou ampliar, mas mandou por cima da meta.
Segundo tempo
Para a segunda etapa, o técnico Cyro Leães promoveu uma alteração na equipe tricolor: Maria Dias entrou no lugar de Gisele.
Aos 2 minutos, Bia Santos tentou o chute de fora da área, e a bola saiu à direita. Aos 5, Maria Dias girou e arriscou de longe, saindo direto pela linha de fundo.
Aos 23, Rayane Pires, de cabeça, marcou para o Juventude e empatou a partida.
Aos 37, Maria Dias sofreu pênalti. A atacante Giovaninha converteu para as donas da casa: 2 a 1. A atleta conquistou a artilharia da competição, com 11 gols.
Com o resultado, o Grêmio confirmou o bicampeonato — no ano passado, superou o Internacional na decisão — e chegou ao sexto título da sua história no Gauchão Feminino. A decisão contou com um público de 3.079 pessoas.