Terça-feira, 25 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades Por que estou sempre com o nariz entupido? Saiba como aliviar a congestão

Compartilhe esta notícia:

Quando os olhos ficarem lacrimejantes e você sentir coceira, coriza e espirros, é um claro caminho de que você está com alergia. (Foto: Reprodução)

É mais do que um resfriado. O nariz entope e continua assim até emitir um assobio ao respirar. O rosto dói e vão-se gastando caixa após caixa de lenços. Simplesmente parece não passar. A congestão crônica é comum, afirma Mark Dykewicz, alergologista e imunologista da Faculdade de Medicina da Universidade de Saint Louis, mas tratá-la pode ser complicado, em parte porque existem muitas causas possíveis. Aqui está o que é preciso saber.

Por que estou tão congestionado?

Há muitos possíveis desencadeadores da congestão nasal, incluindo irritantes presentes em casa ou no trabalho, alergias e infecções das vias respiratórias superiores. De acordo com Mark Dykewicz, uma das culpadas pode ser a anatomia do nariz. Algumas pessoas nascem ou desenvolvem um desvio de septo, quando a fina parede de cartilagem e osso que separa as narinas está deslocada. Isso faz com que uma narina seja maior do que a outra, e o lado menor pode obstruir com facilidade.

“Há pessoas que podem ficar congestionadas quando o septo e as estruturas ao redor enfraquecem e começam a ceder com o tempo, ou quando os cornetos, aquelas pequenas estruturas ósseas que filtram, aquecem e umedecem o ar, aumentam de tamanho”, afirma ele.

Sarah Hochman, professora assistente de medicina na NYU Grossman School of Medicine, trata das alergias sazonais como uma causa óbvia de congestão nasal, especialmente se seus olhos lacrimejam e você sente coceira, coriza e espirros. Mas outros tipos de alergias ambientais também podem causar congestão nasal durante o ano todo. Pelos de animais, caspa, saliva e urina podem inchar e inflamar os tecidos moles do nariz, causando congestão, assim como os ácaros.

Quanto a isso, Mark Dykewicz acrescenta: “Irritantes cotidianos, como perfumes, fumaça de carros e cigarro, podem fazer nosso nariz reagir”.

Infecções virais como o resfriado comum, a gripe e a Covid-19 também podem causar congestão, assim como a pneumonia viral. Outros fatores incluem mudanças de temperatura e umidade, disse o médico, embora algumas pessoas tenham inflamação crônica sem causa conhecida.

Segundo Sarah Hochman, se o nariz permanece obstruído por mais de duas semanas, especialmente depois de um resfriado, pode haver uma infecção nos seios paranasais. Outros sinais incluem dor de ouvido, febre e dor ao tocar as bochechas.

“Se os seios da face estão congestionados e há dor na testa ou no rosto ao se inclinar (para amarrar os sapatos, por exemplo), isso pode ser outro sinal de sinusite e exige atenção médica”, atesta a professora assistente de medicina.

Mark Dykewicz comenta que a congestão nasal também pode ser um efeito colateral surpreendente de alguns medicamentos, como o Viagra e alguns inibidores da ECA — remédios usados para tratar doenças cardíacas — que reduzem a pressão arterial. Portanto, se você sofre de congestão nasal crônica, é importante pesquisar os possíveis efeitos colaterais de quaisquer medicamentos ou suplementos que esteja tomando e consultar um médico.

Como aliviar a congestão

“Pode parecer simples, mas primeiro tente desentupir o nariz o máximo possível, soprando suavemente em um lenço de papel”, assegura Raj Sindwani, otorrinolaringologista da Cleveland Clinic.

Um spray nasal salino de venda livre pode ser usado para ajudar a irrigar as vias nasais duas ou três vezes ao dia. Também é importante manter-se hidratado, pois os líquidos podem ajudar a fluidificar o muco no nariz, permitindo que ele escorra mais facilmente.

“Um banho quente e úmido também pode ajudar a desobstruir as vias nasais”, diz Sarah Hochman.

Certos medicamentos de venda livre podem ajudar a combater a congestão nasal, embora muitos venham com advertências. Se a alergia for a principal causa da congestão nasal, seu médico pode recomendar um anti-histamínico oral, como a cetirizina (Zyrtec) ou a fexofenadina (Allegra), para sintomas leves. A maioria dos anti-histamínicos é seguro para uso prolongado, mas se você pretende usá-los por mais de uma ou duas semanas, deve consultar um médico.

Para sintomas mais intensos, sprays nasais com medicação podem ajudar, mas alguns são mais seguros para uso prolongado que outros. Os sprays nasais com esteroides, como fluticasona (Flonase), triamcinolona (Nasacort) ou budesonida, são seguros para usar pelo tempo que for necessário.

“Esses tipos de sprays não têm problema, podem ser usados indefinidamente”, afirma Raj Sindwani.

Mas os sprays nasais contendo descongestionantes como oximetazolina (Afrin) ou fenilefrina (Neo-Synephrine) não devem ser usados por mais de três a cinco dias, ou você corre o risco do que os médicos chamam de “congestão de rebote”, conforme explica Mark Dykewicz.

Esses medicamentos causam a constrição dos vasos sanguíneos, abrindo o nariz por um breve período de alívio, mas, se usados repetidamente, as superfícies mucosas do nariz podem inchar, e algumas pessoas acabam se sentindo pior do que antes. Existe algum risco de que, após o uso prolongado desses sprays nasais, o inchaço se torne persistente e exija tratamento adicional, como com corticosteroides.

“O nariz fica cada vez mais entupido, e as pessoas ficam viciadas no produto”, certifica Mark Dykewicz.

Se a congestão nasal crônica estiver interferindo na sua vida diária, é recomendado que você procure um otorrinolaringologista para investigar se o seu nariz tem algum problema estrutural ou se você sofre de algo como sinusite crônica.

“Cada pessoa tem um limite diferente de tolerância que indica quando já não dá mais para suportar”, diz Sarah Hochman.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Egito abre megamuseu que exibe tumba de Tutancâmon e acervo de 100 mil artefatos
https://www.osul.com.br/por-que-estou-sempre-com-o-nariz-entupido-saiba-como-aliviar-a-congestao/ Por que estou sempre com o nariz entupido? Saiba como aliviar a congestão 2025-11-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar