Quarta-feira, 26 de novembro de 2025
Por Flavio Pereira | 26 de novembro de 2025
Pedro Valério, diretor-executivo do Instituto Caldeira, recebeu o reconhecimento do Prêmio Inovação de Porto Alegre do secretário de Inovação da Prefeitura, Luiz Carlos Pinto
Foto: Divulgação/PMPAEsta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Com o objetivo de reconhecer iniciativas que impulsionam a cidade rumo a um futuro mais inteligente e sustentável, foi realizada no Instituto Caldeira a cerimônia de entrega do 3º Prêmio Inovação Porto Alegre.
A abertura do evento contou com a apresentação de um dueto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), que trouxe um clima de celebração ao espaço cultural da capital.
A vice-prefeita Betina Worm, que representou o prefeito Sebastião Melo, lembrou passagens de 20 Mil Léguas Submarinas, livro de Julio Verne, para ilustrar como grandes ideias antecipam o futuro. Ela destacou que o Caldeira reúne pessoas que enfrentam desafios e constroem soluções.
Para Betina, inovar é enxergar adiante, identificar possibilidades antes mesmo de elas existirem e ter coragem de fazer diferente. “Inovação não é um fim, é um caminho”, afirmou. Já o secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto, destacou que “temos um ecossistema de inovação que cada vez mais se complementa”.
O diretor-executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério, agradeceu a todos que contribuíram para a reconstrução da instituição após a enchente de 2024 e ressaltou o apoio do Pacto Alegre e do Gabinete da Inovação. “O instituto é resultado de décadas de construção do ecossistema de Inovação. O Pacto Alegre foi fundamental para o nosso distrito de Inovação”, destacou.
Premiação aos vencedores
O troféu entregue aos vencedores foi criado pelo artista plástico Vinícius Vieira, cuja obra combina tecnologia e sustentabilidade.
Na categoria Destaque de Inovação, foram premiados o Instituto Caldeira; Plataforma PoaClima/Defesa Civil de Porto Alegre; Regenera – Moléculas do Mar; Navi Hub – IA – Tecnopuc; e o Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde (CITS) – Hospital Ernesto Dornelles.
Como Destaques Especiais, receberam o Prêmio Inovação a Digicon, na categoria Inovação na Indústria; o Instituto de Informática da Ufrgs pela Produção de Conhecimento em Inovação; e a Cootravipa, como Reconhecimento Ecossistêmico.
Entre os finalistas da categoria Indústria, estiveram Braskem, Digicon e CNPC. A edição também homenageou três comendadores: Cláudio Gastal, ex‑secretário de Planejamento, Governança e Gestão do Estado e atual presidente do Badesul; Susana Kakuta, ex‑presidente da Caixa RS e ex‑secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do RS; além do jornalista Tulio Milman, que recebeu a Comenda de Inovação das mãos dos secretários municipais André Coronel (Gestão de Governo) e Luiz Otávio Prates (Comunicação). “Na condição de jornalista, eu agradeço a cidade onde eu moro e a prefeitura pelo reconhecimento”, agradeceu Milman.
A presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Comandante Nádia, também participou da solenidade com a entrega de premiação.
Vídeos descrevem as histórias dos premiados e finalistas
Para que o público conheça as histórias dos premiados e dos demais finalistas, o Gabinete de Inovação disponibilizou uma série de vídeos no canal Conectar Hub. As entrevistas revelam os desafios superados, os resultados alcançados e o papel de cada iniciativa na construção de uma cidade mais inteligente e sustentável.
O Prêmio Inovação Porto Alegre tem como objetivo reconhecer e estimular projetos que gerem conhecimento, processos, produtos e serviços de relevância pública, reforçando a agenda de inovação da capital. Mais informações podem ser obtidas no site do Gabinete de Inovação ou nas redes sociais.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.