Quarta-feira, 26 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 26 de novembro de 2025
Eduardo Francisco leva o baixo elétrico ao palco do Memorial do Judiciário do RS em apresentação especial
Foto: DivulgaçãoO público da Noite dos Museus terá uma atração diferenciada neste sábado, 29 de novembro, às 18 horas, no Memorial do Judiciário do RS. O compositor e instrumentista Eduardo Francisco, vencedor do Prêmio Açorianos de Música 2025 na categoria Melhor Instrumentista de Música Erudita, apresentará o Concerto para Baixo Elétrico e Grupo de Câmara n.º 1, acompanhado do grupo Lux Sonora sob a regência do maestro Cláudio Ribeiro.
A obra, que rendeu ao músico cinco indicações na categoria erudito, incluindo Melhor Compositor, Intérprete, Produtor e Álbum/EP, propõe uma fusão ousada entre música popular e erudita. O baixo elétrico assume papel de solista, dialogando com instrumentos de concerto e explorando técnicas como pizzicato, slap, harmônicos e two hands tapping, inspiradas em ícones como Jaco Pastorius, Victor Wooten e Celso Pixinga.
Formado em Composição pela UFRGS, Eduardo também interpreta a parte solista do concerto. “A ideia é criar um diálogo entre universos distintos. O rock, o funk, o jazz e o heavy metal se encontram com a riqueza tímbrica da música de concerto, resultando em uma experiência sonora única”, explica o compositor.
O maestro Cláudio Ribeiro, que também é formado pela UFRGS e mestre em Regência pela University of Denver (EUA), conduz a apresentação que contará com nove músicos no palco. Para quem não puder acompanhar presencialmente, o concerto estará disponível na íntegra pelo YouTube.
Serviço
Evento: Concerto para Baixo Elétrico e Grupo de Câmara n.º 1 – Noite dos Museus
Data: Sábado, 29 de novembro de 2025
Horário: 18 horas
Local: Memorial do Judiciário do RS
Contato para imprensa: (51) 99727-0788 | eduardo.dionisio@yahoo.com.br
Instagram: @eduardofranciscoprofessor
Voltar Todas de Dicas de O Sul