Sábado, 29 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Neste sábado, partidos confirmam pré-candidatos ao Piratini: Gabriel Souza (MDB) e Edegar Pretto (PT)

Compartilhe esta notícia:

Quebra-cabeça da disputa ao Palácio Piratini começa a ser montado. (Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O quebra-cabeça da sucessão estadual começa a ser montado, com o lançamento, neste sábado, das pré-candidaturas do MDB e do PT. O MDB vai oficializar a pré-candidatura do vice-governador Gabriel Souza, e o PT irá confirmar a pré-candidatura do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto.

Ex-governadores e dirigente nacional do MDB

Além dos ex-governadores Germano Rigotto e José Ivo Sartori, o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), estará presente no ato político do partido, que acontece no Clube Farrapos.

Zucco e Juliana Brizola já foram lançados

Já foram colocadas as pré-candidaturas do deputado federal Luciano Zucco (PL) e de Juliana Brizola (PDT).

Retrospecto de 2022 anima Edegar Pretto

Edegar Pretto chega para esta eleição estimulado pela performance da sua candidatura anterior. Pretto tem preferência majoritária para repetir a candidatura de 2022, quando faltaram 2.441 votos para chegar ao segundo turno. No segundo turno, o PT acabou apoiando a chapa de Eduardo Leite/Gabriel Souza, que derrotou Onyx Lorenzoni (PL).

Paulo Paim vetado

O senador Paulo Paim, desgastado com a fraca participação na CPI da roubalheira dos aposentados do INSS, pretendia disputar o quarto mandato no Senado, mas teve seu nome vetado pelo partido. O PT decidiu ontem indicar o deputado federal Paulo Pimenta para uma das vagas ao Senado. A outra vaga será de Manuela D’Ávila, o que viabiliza a coligação com o PSOL.

Melo diz à Justiça que “incêndio da Pousada Garoa foi criminoso”

O prefeito Sebastião Melo, ao depor ontem na Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri do Foro Central de Porto Alegre, na ação penal que apura o incêndio da Pousada Garoa, afirmou que “o incêndio foi criminoso”. Melo disse que “ficou provado que o incêndio foi criminoso, e aqui não me cabe fazer juízo de valor”.

O prefeito disse ainda ao promotor Vinicius de Melo Lima que essa política de acolhimento tem sido constante no seu governo, destacando que “acabamos de abrir mais duas casas de passagem, uma na Zona Sul, outra na Zona Norte, o que significa mais 50 pessoas para acolhimento”. A tese do incêndio criminoso foi sustentada na última quinta-feira em recurso ao Tribunal de Justiça pelo advogado Fábio Luis Corrêa da Silva.

Deputado Dr. Thiago Duarte trata do credenciamento de médicos ao IPE

O deputado estadual e médico Dr. Thiago Duarte (União Brasil) esteve reunido ontem com representantes das entidades médicas — AMRIGS, Simers e Cremers — e com o presidente do IPE Saúde. O encontro, explica o deputado, “serviu para avançarmos na discussão sobre o novo edital de credenciamento de médicos ao IPE”.

Dr. Thiago avalia que a iniciativa “é um passo importante para ampliar a rede de profissionais e melhorar o atendimento aos segurados do IPE Saúde em todas as regiões do Estado”.

O edital será lançado no dia 12 de dezembro, em Uruguaiana, pelo governador Eduardo Leite.

Capitã no comando da Brigada Militar no Litoral

A Brigada Militar oficializou a troca de comando da 3ª Companhia Policial Militar, responsável pelo policiamento de Tramandaí e Imbé. A nova comandante é a capitã Patrícia Schreiner Holz, que chega ao Litoral após atuar no Estado-Maior da corporação, em Porto Alegre. Ao ser apresentada aos comandantes do CRPO Litoral e do 2º BPAT, a oficial destacou que assumir a função representa um passo importante em sua carreira.

Patrícia Schreiner Holz enfatizou que a nova missão traz uma grande responsabilidade e a chance de contribuir diretamente para a segurança de Tramandaí e Imbé — municípios que somam mais de 84 mil moradores, segundo o IBGE.

Governo Federal aloja mulheres do movimento negro em cocheiras em Brasília

Em vez de custear estadia em hotéis, o governo Lula “hospedou” um grupo de mulheres manifestantes do movimento negro em cocheiras na Granja do Torto, em Brasília. Um grupo de mulheres de Santa Catarina divulgou um vídeo mostrando as baias de cavalos forradas com plástico, onde ficaram alojadas na Granja do Torto.

Elas viajaram a Brasília para participar da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, na terça-feira.

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra a revolta das manifestantes e o tratamento que receberam por parte dos idealizadores do evento. Elas relataram ter sido recebidas com “descaso” e “violência simbólica”.

Tribunal de Justiça confirma condenação do ex-prefeito de Arroio do Sal, João Rocha: 5 anos de reclusão

O Tribunal de Justiça do Estado confirmou a sentença que condenou o ex-prefeito de Arroio do Sal, João Luiz Rocha, como mandante, e a ex-tesoureira Márcia Dal Pozzo como “executora material e peça indispensável” do esquema milionário que desviou R$ 700 mil (estimado nos autos) de recursos públicos do município entre 2005 e 2006. Rocha foi condenado a 5 anos de reclusão e ao pagamento de 100 dias-multa, com base no Decreto-Lei 201/67, que trata dos crimes de responsabilidade. Márcia Dal Pozzo foi condenada por peculato. Ambos ficam inabilitados, pelo prazo de 5 anos, para o exercício de função pública.

Em Cachoeirinha, dois pesos e duas medidas: vereadores querem investigar prefeito e vice, mas recusam investigar denúncias contra a própria Câmara

Em Cachoeirinha, onde, recentemente, a Câmara de Vereadores admitiu examinar pedidos de cassação contra o prefeito Cristian Wasem e o vice, delegado João Paulo Martins, os vereadores não demonstraram o mesmo ímpeto para apurar denúncias de supostas irregularidades da própria Câmara.

Diante da gravidade das denúncias contra a presidente, vereadora Jussara Caçapava, cinco vereadores — Claudiane Silveira, Cleo do Onze, Edson Cordeiro, Gustavo Almansa e Ulson Dropa — votaram a favor da abertura da investigação, defendendo a apuração dos fatos com imparcialidade e transparência. No entanto, a maioria dos vereadores optou por abafar o caso e não dar andamento ao processo. Dez vereadores — Zeca Transportes, Flávio Cabral, Gilson Stuard, Mano do Parque, Marcelinho, Otoniel Gomes, Paulinho da Farmácia, Priscila Barra, Tiago Eli e Sandrinha — votaram contra o recebimento da denúncia e a abertura da investigação. Com isso, o pedido de cassação contra a presidente da Câmara foi rejeitado internamente pelo próprio Legislativo.

  • Flavio Pereira (@flaviorrpereira)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

As exceções e suas regras
Neste sábado, partidos confirmam pré-candidatos ao Piratini: Gabriel Souza (MDB) e Edegar Pretto (PT)
https://www.osul.com.br/neste-sabado-partidos-confirmam-pre-candidatos-ao-piratini-gabriel-souza-mdb-e-edegar-pretto-pt-2/ Neste sábado, partidos confirmam pré-candidatos ao Piratini: Gabriel Souza (MDB) e Edegar Pretto (PT) 2025-11-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar