Segunda-feira, 01 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de dezembro de 2025
Em mais de 60 operações com radar portátil por direntes ruas e avenidas de Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vistoriou 21.481 veículos ao longo de uma semana. O saldo inclui cinco autuações em flagrante de motociclistas trafegando acima de 100 km/h, infração gravíssima e que pode levar à suspensão do direito de dirigir, além de multa de R$ 880.
As maiores velocidades durante o período foram constatadas nas avenidas Juca Batista (Zona Sul) e Ipiranga (Zona Leste. Confira, a seguir, a estatística – que abrange o período de 24 a 30 de novembro.
– Avenida Juca Batista nº 1.648: 112 km/h.
– Avenida Juca Batista nº 1.648: 108 km/h.
– Avenida Ipiranga nº 8.600: 102 km/h.
– Avenida Ipiranga nº 8,600: 101 km/h.
– Avenida Ipiranga nº 4.003 / Nilo Peçanha nº 3.549: 100 km/h.
Dados da EPTC mostram que, desde 2021, ao menos 164 motociclistas – condutores ou caroneiros – perderam a vida em acidentes de trânsito na capital gaúcha. O contingente corresponde a quase 45% de todas as mortes registradas em sinistros envolvendo veículos durante o mesmo período. A maioria dessas vítimas era formada por homens (95%), com idades entre 18 e 39 anos (74%).
Programação do radar
Até o próximo domingo (7), a fiscalização por meio do equipamento portátil abrange as seguintes vias, em diferentes dias e turnos (manhã, tarde e noite):
– Avenida Assis Brasil.
– Avenida Baltazar de Oliveira Garcia.
– Avenida Bento Gonçalves.
– Avenida Borges de Medeiros.
– Avenida Dante Ângelo Pilla.
– Avenida Diário de Notícias.
– Avenida Dom Pedro II.
– Avenida Beira-Rio (Edvaldo Pereira Paiva).
– Avenida Ernesto Neugebauer.
– Avenida Ipiranga.
– Avenida Juca Batista.
– Avenida Nilo Peçanha.
– Avenida Padre Cacique.
– Avenida Plínio Kroeff.
– Avenida Salvador França.
– Avenida Severo Dullius.
– Avenida Sertório.
– Avenida Tarso Dutra.
– Rua Pereira Franco.
Para ampliar a transparência das ações de fiscalização, o mapa interativo com os locais de todos os medidores eletrônicos de velocidade (MEVs) – portáteis (radar), fixos redutores (lombadas eletrônicas) e fixos controladores (pardais) – pode ser consultado no portal EPTC Transparente.
Os pontos de fiscalização também são informados pelo aplicativo Waze, identificados com o ícone de polícia e a descrição radar móvel, acompanhados da velocidade máxima permitida na via. As localizações e os estudos técnicos que embasam as ações são igualmente divulgados pelos canais oficiais da prefeitura.
(Marcello Campos)