Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
Por Bruno Laux | 10 de dezembro de 2025
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Etanol nas Missões
O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) coordenou nessa terça-feira (9), em Brasília, uma reunião com produtores e empresários para reestruturar a cadeia do etanol na Região das Missões, visando suprir a crescente demanda da aviação agrícola gaúcha. O pré-projeto industrial busca retomar a produção do combustível em municípios como Porto Xavier, utilizando um modelo integrado de cana-de-açúcar e milho para garantir a oferta contínua ao longo do ano. Com uma estimativa inicial de produção de 12 a 15 milhões de litros de etanol anuais, o projeto é considerado estratégico devido à alta demanda por combustível no segmento agrícola. A proposta inclui uma usina moderna que irá aproveitar o DDG (coproduto proteico) e o CO₂, ampliando a sustentabilidade econômica do empreendimento. O grupo seguirá com reuniões técnicas para definir a modelagem da usina, a estrutura financeira e a viabilidade completa do projeto.
Qualificação do sambódromo
A Prefeitura de Porto Alegre e a empresa pública São Paulo Parcerias iniciaram na segunda-feira (8) a elaboração de um projeto de parceria público-privada para a qualificação e operação do Complexo Cultural do Porto Seco. A iniciativa busca potencializar o uso do espaço, entregando infraestrutura adequada para a comunidade carnavalesca, além de permitir que o complexo receba eventos durante todo o ano. Para viabilizar o projeto, a instituição paulista segue prestando consultoria técnica especializada à Prefeitura de Porto Alegre pelo prazo de 18 meses, com investimento de R$ 2,5 milhões. Após a conclusão dos estudos relativos ao modelo de parceria, o Município realizará consulta e audiência pública, de modo a garantir a participação da sociedade na elaboração da proposta.
Ferrovias gaúchas
Sob a presidência do deputado Tiago Cadó (PDT), a Comissão Especial sobre a Malha Ferroviária do RS na Assembleia gaúcha elegeu nessa terça-feira, por unanimidade, os deputados Cláudio Tatsch (PL) e Valdeci Oliveira (PT) para a relatoria e vice-presidência do colegiado, respectivamente. Os parlamentares do grupo também aprovaram a realização de 12 audiências públicas ao longo de quatro meses, passando pelos municípios de São Borja, Uruguaiana, Itaqui, Alegrete, Santiago, São Gabriel, Santa Maria, Cruz Alta, Passo Fundo, Rio Grande, Lajeado e Bento Gonçalves – impactados, direta ou indiretamente, pelo abandono da malha ferroviária. Instalada em novembro, a comissão busca analisar e propor soluções para o setor no RS, que possui trechos de concessões federais próximas do vencimento, implicações no sistema logístico do estado, além dos efeitos sociais e urbanos nas localidades.
Atenção aos haitianos
O deputado estadual Dr. Thiago Duarte (União) ocupou o Grande Expediente do plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nessa terça-feira para prestar homenagem aos imigrantes haitianos que vivem no Brasil. O parlamentar descreveu a atual crise humanitária no Haiti e o sofrimento das famílias separadas, e solicitou ações urgentes do governo federal para facilitar a reunião familiar. Em discurso, Thiago solicitou a concessão de vistos humanitários para parentes de haitianos residentes no Brasil e a realização de um voo humanitário da Força Aérea Brasileira (FAB) para o resgate de 400 pessoas em situação de risco. O presidente da Assembleia, Pepe Vargas (PT), recomendou que o teor do discurso e os pedidos fossem formalmente encaminhados à Presidência da República e ao Ministério das Relações Exteriores.
Solução habitacional
A Câmara Municipal de Porto Alegre iniciou a discussão de um projeto do Executivo que autoriza a desafetação e alienação de um imóvel de 16 pavimentos na Rua dos Andradas, no Centro Histórico da Capital. Avaliado em R$ 12,4 milhões, o valor da venda será integralmente destinado ao Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social, com o objetivo de financiar o Projeto Barcelona, que prevê a construção de 254 apartamentos nos residenciais Barcelona I e II, no bairro Humaitá. A iniciativa, alinhada com a comunidade da região, busca atender a uma demanda habitacional que se arrasta há duas décadas junto ao município. A Prefeitura estima que, após a aprovação dos projetos na Smamus, será possível encaminhar o chamamento de empresas para a construção no primeiro semestre de 2026.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.