Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Acordo no MEC abre caminho para construção do Hospital Universitário do Pampa, em Uruguaiana

Compartilhe esta notícia:

Acordo foi assinado em cerimônia no Ministério da Educação, em Brasília. (Foto: Luís Fortes/MEC)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Em cerimônia no Ministério da Educação, em Brasília, a Universidade Federal do Pampa e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) assinaram nessa quinta-feira (11) um Acordo de Cooperação Técnica que permitirá a realização de estudos para a implantação do Hospital Universitário do Pampa, em Uruguaiana. A parceria consolida dois anos de articulações e, com a Ebserh responsável pelo projeto arquitetônico, garante que o governo federal assumirá as etapas posteriores da obra. O futuro HUP terá atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e deverá beneficiar diretamente os cursos de saúde da Unipampa, como Medicina, Enfermagem e Farmácia. Segundo o reitor Edward Pessano, a obra representa um marco histórico para a formação acadêmica e para a saúde pública regional, ampliando o acesso a serviços essenciais na Fronteira Oeste.

Maternidades em análise

A Comissão Especial de Apoio às Maternidades e UTIs Neonatais da Assembleia Legislativa iniciou nessa quinta-feira, na Maternidade da Santa de Casa de Uruguaiana, uma série de visitas técnicas a instituições de saúde. As agendas externas buscam avaliar de perto o funcionamento das estruturas, com atenção especial ao atendimento às gestantes de alto risco, além de identificar melhorias necessárias para qualificar os serviços prestados. A comissão também pretende mapear os vazios de atendimento materno-infantil no RS, ampliando o diálogo com gestores e profissionais para propor soluções concretas. Durante a visita, conduzida pelo presidente do colegiado, deputado Dr. Thiago Duarte (União), a comissão priorizou a identificação de necessidades estruturais e ações voltadas ao combate e prevenção da prematuridade, considerado elemento-chave para reduzir riscos e melhorar os índices de mortalidade infantil no estado.

Concurso acessível

A Promotoria de Justiça do Patrimônio Público do MPRS ajuizou uma ação civil pública contra o Estado para garantir a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. Na ação, movida nessa quinta-feira, o Ministério Público argumenta que a cobrança sem exceções viola os princípios constitucionais da igualdade e da acessibilidade aos cargos públicos, e solicita a regulamentação definitiva do direito à gratuidade, com critérios objetivos para comprovação da hipossuficiência. A ação decorre de inquérito civil instaurado após denúncias sobre a ausência de previsão do benefício em concursos recentes, como os da Brigada Militar e da Polícia Civil, mesmo após orientação do MP. Para o promotor de Justiça Felipe Kreutz, que assina a ação, a isenção deve evitar que a cobrança indiscriminada impeça candidatos de baixa renda de participar dos certames.

Gastronomia itinerante

Os vereadores de Porto Alegre aprovaram nessa quinta-feira (11) o projeto de lei que autoriza o comércio ambulante de refeições e bebidas, em veículo automotor ou trailer, nas praças e parques da Capital. De autoria do vereador José Freitas (Republicanos), a medida amplia a legislação atual, que restringia essa modalidade a logradouros e vias fechadas para lazer. O texto estabelece que a atividade ocorra exclusivamente em áreas designadas e respeite uma distância mínima de 50 metros de feiras já existentes nos locais. Outra alteração significativa é o aumento do limite de concentração de veículos, passando de quatro para até seis unidades em um raio de 100 metros. Além da alimentação, as emendas aprovadas junto ao texto estabelecem a regulamentação da operação nos terminais públicos e instituem a modalidade de “Brechó Itinerante” em veículos. Segundo o autor, a flexibilização visa oferecer mais atrativos aos frequentadores e fomentar a geração de renda e o autoemprego.

Apuração preliminar

A Comissão Externa da Câmara que acompanha os danos das enchentes no RS apresentou nesta semana o relatório preliminar de dois anos de trabalho, com diagnóstico das ações de reconstrução e propostas de prevenção. O relator, deputado Pompeo de Mattos (PDT‑RS), destacou medidas já adotadas — como a declaração de estado de calamidade e a suspensão do pagamento da dívida do Estado — e alertou para a gravidade da situação habitacional, defendendo reassentamentos fora das áreas de risco. Durante a reunião, o deputado Sanderson (PL‑RS) criticou a falta de resposta da equipe econômica do governo sobre entraves bancários e crédito rural, enquanto o vice‑líder do governo, Bohn Gass (PT‑RS), teve acatada a sugestão de incluir políticas de manejo de microbacias e cobertura do solo para retenção de água. O relatório também faz um apelo para que o Senado vote com urgência o projeto que prevê renegociação de dívidas e crédito facilitado aos produtores afetados. O presidente da comissão, Afonso Hamm (PP‑RS), anunciou a continuidade dos trabalhos em 2026 para fiscalizar a execução das verbas e garantir que o relatório final aponte pendências e diretrizes para mitigar futuros desastres climáticos. (Por Bruno Laux)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Davi Alcolumbre agiliza votação da Dosimetria para iniciar 2026 com foco em outras discussões
Davi Alcolumbre agiliza votação da Dosimetria para iniciar 2026 com foco em outras discussões
https://www.osul.com.br/acordo-no-mec-abre-caminho-para-construcao-do-hospital-universitario-do-pampa-em-uruguaiana-2/ Acordo no MEC abre caminho para construção do Hospital Universitário do Pampa, em Uruguaiana 2025-12-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar