Joana Burd, juntamente com Cadu Peixoto, apresenta uma coleção instigante em sua exposição “Vontade de Execução”, na Usina do Gasômetro. Um dos trabalhos, "Tomada de Consciência", aparece ao fundo. (Foto Lenara Petenuzzo/especial)
Gasparotto
Estive na Usina do Gasômetro para a abertura da mostra “Vontade de Execução”, com trabalhos de Cadu Peixoto e Joana Burd, questionando vários itens, como democratização, legitimação, mercado e consumo, do sistema das artes. Mesmo com o calor inacreditável – a Usina, um dos mais belos espaços para eventos de arte que se pode contar na Capital, precisa de urgentes obras de complementação –, foi muito bom conhecer os trabalhos que mostram inteligência e sensibilidade da dupla. Particularmente me detive na instalação com o elevador, que batizei de “Ascensor para o sonho”. A mostra deve ser conferida, e fica aberta até 20 de março.
Felizmente, Carolina Alves, da Perro Libre, também participou do vernissage, atenuando o sufoco.
A obra “Tomada de Consciência”, de Joana Burd e Cadu Peixoto. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Carolina Alves, da Perro Libre, um “oásis” na exposição. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Yara Blochtein e Tatiana Blochtein estiveram na Galeria Iberê Camargo. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Bela representação do peixe hermafrodita Garoupa. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
A maquete que simboliza a espera de um elevador, como as demais instalações, mostra cuidadoso acabamento. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)