Sábado, 14 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Após menções a Toffoli no celular do dono do Banco Master, Polícia Federal pede a suspeição do ministro do Supremo no inquérito sobre o caso

Compartilhe esta notícia:

Em nota à imprensa, o gabinete de Toffoli afirmou que a PF não pode solicitar a sua suspeição e que o pedido trata de “ilações”

Foto: Ton Molina/STF
Em nota à imprensa, o gabinete de Toffoli afirmou que a PF não pode solicitar a sua suspeição e que o pedido trata de “ilações”. (Foto: Ton Molina/STF)

A PF (Polícia Federal) pediu ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, a suspeição do ministro Dias Toffoli como relator do inquérito que trata das investigações sobre as fraudes no Banco Master, liquidado pelo Banco Central.

O pedido foi feito após a PF informar a Fachin que encontrou menções ao nome de Toffoli no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, que teve o aparelho apreendido. As menções estão em segredo de Justiça.

Após ser informado do caso, Fachin abriu um processo interno e determinou a notificação de Toffoli para apresentar defesa. Caberá ao presidente do STF decidir se Toffoli continuará como relator da investigação do caso Master.

No mês passado, Toffoli passou a ser criticado por permanecer na condição de relator do caso após matérias jornalísticas informarem que a PF encontrou irregularidades em um fundo de investimento ligado ao Banco Master. O fundo comprou uma participação no resort Tayayá, localizado no Paraná, que era de propriedade de familiares do ministro.

Em nota à imprensa, o gabinete de Toffoli afirmou que a PF não pode solicitar a sua suspeição e que o pedido trata de “ilações”.

“O gabinete do ministro Dias Toffoli esclarece que o pedido de declaração de suspeição apresentado pela Polícia Federal trata de ilações. Juridicamente, a instituição não tem legitimidade para o pedido, por não ser parte no processo, nos termos do artigo 145, do Código de Processo Civil. Quanto ao conteúdo do pedido, a resposta será apresentada pelo ministro ao presidente da Corte”, afirmou a nota.

A defesa de Vorcaro criticou o “vazamento seletivo” das investigações. “A defesa de Daniel Vorcaro manifesta preocupação com o vazamento seletivo de informações, que acaba por gerar constrangimentos indevidos, favorecer ilações e a construção de narrativas equivocadas, além de prejudicar o pleno exercício do direito de defesa. O respeito ao contraditório e ao devido processo legal é condição essencial para a correta apuração dos fatos”, afirmaram os advogados do banqueiro.

Investigação

Em novembro de 2025, o banqueiro e outros acusados foram alvos da Operação Compliance Zero, deflagrada pela PF para investigar a concessão de créditos falsos pelo Banco Master, incluindo a tentativa de compra da instituição financeira pelo Banco de Brasília. De acordo com as investigações, as fraudes podem chegar a R$ 17 bilhões.

Vorcaro foi preso pela PF durante a operação, mas, atualmente, está em prisão domiciliar, monitorado por tornozeleira eletrônica.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Guarda municipal é condenado por matar vizinho após discussão em condomínio em Porto Alegre
Caixa começa a pagar a parcela de fevereiro do programa Bolsa Família
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

6 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
JORGE SOUZA
12 de fevereiro de 2026 10:59

UMA PESSOA HONESTA JÁ TERIA PEDIDO PRA SAIR DO CASO

Valmir
12 de fevereiro de 2026 10:58

O que o Toffoli diz ou declara não tem mais valor ou credibilidade depois desse envolvimento é o que ele diz confrontando com fatos e deve ser preso, julgado como todo mundo e perder o cargo urgente!!!! O Careca e Gilmar precisam levar um impeachment URGENTE! Lule precisa sair do Governo URGENTE! Mas também no podemos comoloca no STF pastores de seitas e muito menos o Flavio onca rachador, bandido, meloua lava toga e só que tirar o criminoso do pai da cadeia temos outros candidatos ótimosvRatinho JR,Caiado temos que mudar.

Valmir
12 de fevereiro de 2026 10:52

Devem pedir prisão ventiva desse bandidocse um Ministro da Suprema Corte esconde esse tipo de informação numa investigação desse porte é porque está atolado até o pescoço e Gilmar o CARECA ESTÃO ATÉ AS GUELAS ENVOLVIDOS NESSA ROUBALHEIRA, a investigação deve se aprofundar e começar a prender esses envolvidos é isso que a população espera da PF.

Fernando Krause
12 de fevereiro de 2026 09:53

A Praça da Imoralidade criou a era dos ministros Ma$$$$$$$$$$ter e Tayaya…

Francisco Silveira
12 de fevereiro de 2026 08:45

Já é notório a suspeita deste magistrado desde o início das investigações. Parabéns a PF pelo trabalho.

Vanderlei Ochoa
12 de fevereiro de 2026 08:26

Brasil anima de tudo e leis acima de todos. Parabéns a PF. DUELA A QUEM DUELA, como dizia o presidida direita COLLOR.

Pode te interessar
6
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x