Sábado, 14 de fevereiro de 2026
Por Redação O Sul | 12 de fevereiro de 2026
O WhatsApp acusou o governo do presidente Vladimir Putin de retrocesso
Foto: FreepikO governo da Rússia afirmou nesta quinta-feira (12) que bloqueou o WhatsApp no país pela “resistência” do aplicativo de mensagens da Meta em “cumprir a lei russa”.
“Essa decisão, de fato, foi tomada e implementada pela relutância do WhatsApp em cumprir as normas e a letra da lei russa”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em entrevista coletiva.
O bloqueio do WhatsApp na Rússia, juntamente com o Facebook e o Instagram, foi revelado pelo jornal norte-americano Financial Times. Peskov, no entanto, não mencionou as duas redes sociais na entrevista coletiva.
O bloqueio ocorre em um momento em que o governo russo tenta forçar a sua população a utilizar o Max, uma plataforma de comunicação desenvolvida pelo próprio Estado. O aplicativo tem sido chamado de “super aplicativo” por combinar mensagens e serviços governamentais, mas sem criptografia.
Em resposta à ação do governo russo, o WhatsApp afirmou que continua tentando manter seus serviços ativos na Rússia e acusou o governo do presidente Vladimir Putin de retrocesso.
Na entrevista, Peskov se esquivou de perguntas sobre tentativas de bloquear o Telegram na Rússia.
Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!