Sábado, 14 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Escolas municipais de Porto Alegre voltam às aulas na quarta

Compartilhe esta notícia:

Programação varia conforme o planejamento de cada instituição. (Foto: Alex Rocha/Arquivo PMPA)

Após quase 60 dias de recesso, a rede municipal de ensino de Porto Alegre teve anunciado para a próxima quarta-feira (18) o início do ano letivo. Os alunos serão recepcionados nas escolas com atividades especiais, destinadas a reforçar o vínculo, entusiasmo e sensação de pertencimento – sessões de fotos e distribuição de sacolés estão entre os atrativos.

As ações variam conforme o planejamento de cada equipe diretiva e pedagógica, respeitando-se a identidade e a organização de cada instituição. Na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Leopolda Barnewitz (bairro Cidade Baixa), por exemplo, a programação incluirá um bailinho de Carnaval.

Durante a semana passada, gestores e professores participaram da “Jornada Pedagógica”, evento que marcou a preparação oficial para a retomada. A lista incluiu ações presenciais com escolas parceiras, palestras on-line sobre temas estratégicos.

Também foram promovidas visitas técnicas à nova Escola de Formação Continuada da Educação, onde os profissionais puderam conhecer o espaço, diretrizes pedagógicas e possibilidades de qualificação permanente. Nessa unidade o início oficial das atividades está marcado para 2 de março (segunda-feira).

“Em 2026, o Referencial Curricular da Educação Infantil e o Documento Curricular do Ensino Fundamental serão os eixos centrais das formações”, ressalta a Secretaria Municipal da Educação (Smed).

Obras e melhorias

Durante o período de férias, mais de 50 das 100 escolas municipais passaram por obras e melhorias. A estratégia é aproveitar o intervalo sem aulas para qualificar os espaços e assegurar um retorno mais seguro, acessível e acolhedor.

Algumas obras seguem após o início das aulas, sem prejuízo à rotina escolar. É o caso da Emef Jean Piaget, que passa por reforma completa e está na fase final, com pintura externa e acabamentos, previstos para conclusão até 27 de fevereiro.

Desde o ano passado, a Smed tem trabalhado na recomposição dos quadros das escolas. Foram nomeados servidores aprovados em concursos vigentes e reorganizadas equipes diretivas, a fim de garantir que as unidades estejam estruturadas para receber os estudantes com qualidade e estabilidade administrativa.

Datas importantes

– A rede já realizou grande parte das designações para a Educação Infantil e uma nova etapa está prevista para o dia 27 de fevereiro.

– Ao longo de março, a Central de Vagas seguirá realizando transferências para famílias interessadas, mediante agendamento prévio por meio de link informado na página prefeitura.poa.br/smed. Em caso de dúvida, as famílias podem entrar em contato pelo whatsapp da Central de Vagas da Smed – (51) 3289-1988.

– Para o Ensino Fundamental, os pedidos de transferência podem ser feitos diretamente na escola desejada, a partir desta quarta-feira, conforme disponibilidade de vagas.

– Já o recesso escolar de inverno está previsto o período de 27 de julho a 2 de agosto.

– O ano letivo se estende até 18 de dezembro, totalizando 202 dias letivos.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Programa de renegociação com o Dmae chega ao fim em duas semanas em Porto Alegre
Setor de Emergência do Hospital Conceição, em Porto Alegre, entra em obras a partir desta segunda
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x