Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula convoca apoiadores a fazer de 2026 o “ano da verdade”

Compartilhe esta notícia:

Presidente criticou fake news, relacionou mentiras à violência e falou em mudança de postura nas redes nas eleições

Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou, neste domingo (15), apoiadores a fazerem de 2026 “o ano da verdade” e combater as fake news.

“Vocês agora têm obrigação de transformar 2026 no ano da verdade. Quem mentir, tem que desmascarar. Não pode ver uma mentira no celular e deixar barato. Porque a mentira leva gente à violência. O que é o feminicídio ter aumento, a violência contra a mulher ter aumento, a ponto das meninas chegarem a se mutilar por conta de celular, de internet. É preciso que a gente vigie isso com muito cuidado”, disse o presidente durante a inauguração do Centro de Emergência Regional (CER) do Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.

“Então esse ano é o ano que vamos estabelecer regras de debate político em que a verdade vai prevalecer, regras em que, quem estiver mentindo, vai ser responsável pela mentira que contar. O que vamos fazer é isso, mostrar, desafiar, comparar o que aconteceu nesse país”, continuou.

Covid-19

O presidente Lula afirmou também que a pandemia da Covid-19 mostrou a força do SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil.

“O SUS atendia mil pessoas. Se um morresse, só saía notícia daquele que morreu. Dos mil que se curaram não se falava nada. Veio a Covid-19 para provar. Por isso que eu digo que Deus escreve certo por linhas tortas. A Covid deu ao SUS a oportunidade de falar: não existe, no mundo inteiro, nenhum país com 100 milhões de habitantes que tenha um sistema de saúde integral como o nosso SUS”, disse.

A fala ocorreu durante a inauguração da nova emergência do Hospital Federal Cardoso Fontes no Rio de Janeiro (RJ). O prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participaram do evento ao lado do presidente.

Na ocasião, Paes afirmou que precisou realizar evento com Lula durante o Carnaval porque ele deve renunciar ao cargo em março para concorrer ao governo do Rio nas eleições deste ano.

“É uma data que não costumamos fazer eventos oficiais, mas são tantas as entregas que temos com o presidente aqui no Rio de Janeiro, que eu falei: presidente, não sei se o senhor já sabe, mas estão dizendo que eu vou renunciar em março e não dá tempo de celebrarmos todas as entregas aqui”, disse o prefeito.

O presidente Lula também convocou apoiadores a fazerem de 2026 “o ano da verdade” e combater as fake news, durante o evento. “Esse ano é o ano que vamos estabelecer regras de debate político em que a verdade vai prevalecer. Regras em que, quem estiver mentindo, vai ser responsável pela mentira que contar. O que vamos fazer é isso: mostrar, desafiar, comparar o que aconteceu nesse país”, afirmou.

O Carnaval de Lula

À noite, Lula deve comparecer ao desfile de Carnaval no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, onde irá acompanhar o enredo da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageará o chefe do Executivo, no camarote da Prefeitura do Rio, ao lado de Eduardo Paes.

A homenagem virou alvo da oposição, que acionou o Tribunal Superior Eleitoral e pediu que a presença de Lula fosse barrada, além de questionar publicações nas redes e até o próprio samba-enredo. O TSE decidiu que não faria censura prévia, mas afirmou que o caso pode envolver propaganda antecipada e manteve o processo aberto.

O PT (Partido dos Trabalhadores) publicou uma série de orientações aos militantes para que o Carnaval não ganhe ares de campanha antecipada. A oposição promete acompanhar o desfile com lupa em busca de eventuais deslizes.

No sábado (14), o presidente deu início à agenda de Carnaval em Recife, onde participou do Galo da Madrugada ao lado da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), do prefeito João Campos (PSB) e da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP).

Depois, seguiu para Salvador, onde assistiu à festa no circuito Campo Grande, em um camarote do governo do estado. Estava ao lado da primeira-dama Janja, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ex-técnico do Internacional Abel Braga é homenageado em Atlântida com estátua
Campeonato Gaúcho: Na Arena, Grêmio recebe o Juventude para o jogo de ida pela semifinal
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

11 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Ochoa
16 de fevereiro de 2026 08:43

Quase que a direita golpista levou o país a uma derrocada. Tentaram golpe se estado desde a década de 2000 atacando as instituições democráticas e dando golpe parlamentar na presidenta Dilma. Ainda bem que os poderes revidaram a tempo. A de ocracia é o pior regime, depois de todos os outros. De coração dá voz ao povo e as diferenças. Agora Brasil andando para a frente novamente. Democracia voltou com toda a força. Programas sociais funcionando. Inflação sob controle. Pleno emprego. Crescimento econômico. Bolsa de valores subindo.dolar caindo. Investimentos externos no Brasil. BRICS funcionando e governo negociou para baixar tarifas… Leia mais »

Eloa Guterres
15 de fevereiro de 2026 21:44

A verdade é que tu roubou os aposentados do INSS que ganham acima do salário mínimo ladrão costumaz!

Vanderlei Stefani
15 de fevereiro de 2026 20:15

The Guardian destaca homenagem a Lula: “o maior brasileiro de todos os tempos”
“Ele é um gigante da política brasileira e em breve se tornará também um gigante do carnaval brasileiro”, diz o jornal britânico

Fernando Krause
15 de fevereiro de 2026 15:27

É até hilário um MENTIROSO CONTUMAZ falando em verdade…

Eloa Guterres
15 de fevereiro de 2026 15:03

Chega de Lula e Bolsonaro, ninguém aguenta mais esses ladrões mentirosos. Tem q haver alguém digno para ser presidente do nosso país!!!

Nestor José
15 de fevereiro de 2026 13:54

O MAIOR MENTIROSO DA HISTÓRIA RASILEIRA

Vitor
15 de fevereiro de 2026 13:32

SE 2026 fosse REALMENTE o ‘ano da verdade” NEM Lula NEM a Família Bolsonaro teriam QUALQUER chance: a ESMAGADORA maioria da população brasileira não suporta mais essa maldita polarização… 😡

Vanderlei Stefani
15 de fevereiro de 2026 20:16
Responder para  Vitor

Nem, Nem kkkkkkkk

Vitor
15 de fevereiro de 2026 20:29
Responder para  Vanderlei Stefani

Tú sabes que o die que Lula se for a esquerda “encolherá” tremendamente no Brasil…

Vanderlei Stefani
15 de fevereiro de 2026 21:51
Responder para  Vitor

Quem é de esquerda não fica pulando de galho em galho.

Vitor
16 de fevereiro de 2026 05:44
Responder para  Vanderlei Stefani

Aí é que tá: o “povão” não vota na esquerda: vota no Lula… e tu sabes disso, só não admite isso aqui…

Pode te interessar
11
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x