Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Família brasileira de Lucas Pinheiro comemora medalha de ouro nos Jogos de Inverno: “Parece um sonho”

Compartilhe esta notícia:

Criado entre a Noruega e o Interior paulista, esquiador tem parentes em ambos os países. (Foto: Reprodução de video)

Ao vencer a prova do slalom gigante (com um tempo total de 2 minutos e 25 segundos), no sábado (14), o esquiador Lucas Pinheiro obteve a primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno. E de ouro. A conquista foi comemorada pelas alas europeia e brasileira da família – o atleta nasceu em Oslo (Noruega), mas cresceu dividido entre a Noruega e o Interior de São Paulo, onde vive boa parte da família materna.

Parentes acompanharam a conquista de perto, na Itália (país-sede do evento), enquanto outros se reuniram em Paulínia (SP). “A gente estava muito confiante nesta medalha. É um sentimento indescritível”, relata a prima Laura Oliveira.

“Como ele foi o primeiro a descer, a gente não tinha muito parâmetro no início, mas depois foi emocionante”, acrescenta o primo Pedro Arruda. “Ele mesmo brinca com a gente que temos que dançar como ele faz. Ele dançou rápido, a gente vibrou muito. Parece um sonho.”

Lucas Pinheiro Braathen é filho da brasileira Alessandra Pinheiro (atualmente residindo na Nova Zelândia) e do norueguês Lucas Braathen. Após competir por anos pela Noruega, ele anunciou aposentadoria em outubro de 2023 e condicionou o retorno às pistas à possibilidade de representar o Brasil. Em 2024, oficializou a troca de bandeira.

Aos 23 anos, o esquiador chegou ao ouro olímpico dois anos depois da mudança. “Tem sido uma emoção tremenda. Vem um filme na cabeça de toda nossa família”, depõe Júnior, outro familiar. “Estamos divididos entre o Brasil e a Itália, mas todos vibrando juntos. Essa medalha foi para a tia Márcia e para o tio Alberto, avós do Lucas.”

Lucas volta à pista nesta segunda-feira (16), para disputar o slalom. A prova tem percurso mais curto e portas mais próximas umas das outras, cerca de 13 metros de distância. O formato exige maior precisão nas curvas e pode render nova disputa por medalha ao brasileiro.

Quitutes

Faltou espaço na sala pra tanta alegria. Em Paulínia, a família brasileira de Lucas estava reunida desde às 5h. A também prima Silmara Modesto conta detalhes:

“Foi desde o comecinho da semana combinando. O que você vai levar? Vamos fazer bolo, pão de queijo, brigadeiro, coisas que ele gosta. Mas foi chegando perto da hora em que ele desceu, a gente foi tendo a dimensão do que estava acontecendo”.

Da Nova Zelândia, a mãe de Lucas mandou um agradecimento pra família: “Oi meus amores, obrigada por ficarem na torcida! Saudade de todos”.

Muito antes de se tornar um esquiador medalhista de ouro nas Olímpiadas de Inverno, o Lucas se aventurava no esporte mais brasileiro de todos. E um campinho fez parte das vivências de infância dele em Campinas, revela o primo Pedro Arruda:

“Ele tem muito essa paixão pelo futebol. Tanto é que quando ele chega no Brasil, ele pensa no futebol, na bola. Desde pequeno. Aí ele manda uma foto no nosso grupo: ‘Olha com quem eu estou’. O Ronaldo Fenômeno é o cara, trouxe o penta para gente, mas o Lucas pode ser o Lucas, também pode ser um ídolo da nossa nação, a gente não precisa ser preso só ao futebol”.

A avó Márcia não ficou de fora: “Parabéns meu neto querido! O pódio é seu! Parabéns por transformar esforço em resultado. A vovó está muito emocionada”, comenta a idosa. E a família não vê hora de reencontrar o campeão. “Abraçar ele, dar quele abraço brasileiro, e agradecer ele pela história que ele fez para a gente”, finaliza Silmara Modesto. (com informações do portal O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

O que falta para CBF e clubes finalmente negociarem a criação de uma liga nacional de futebol? Entenda
Jogos de Inverno: Lucas Pinheiro Braathen cai na primeira descida e fica sem chances de medalha no slalom
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x