Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Estados Unidos: bandeira LGBTQIA+ volta a ser hasteada em parque após ordem contrária pelo governo Trump

Compartilhe esta notícia:

Símbolo foi colocado junto a monumento alusivo a episódio de 1969. (Foto: Reprodução)

A bandeira LGBTQIA+ voltou a tremular no Stonewall National Monument, localizado no bairro Greenwich Village, em Nova York (Estados Unidos). Por ordem do governo do presidente Donald Trump, o símbolo havia sido retirado no início da semana passada, após um memorando emitido em 21 de janeiro pelo Serviço Nacional de Parques, órgão responsável pela administração do monumento.

O documento determinava que apenas as bandeira norte-americana e do Departamento do Interior do país poderiam ser hasteadas em locais sob gestão do órgão – salvo por exceções limitadas. Na quinta-feira (12), porém, o arco-íris voltou a ser içado ao lado da bandeira nacional, sob aplausos de manifestantes. Um protesto contra a retirada do símbolo já havia sido realizado dois dias antes.

“Vencemos! Nossa bandeira representa dignidade e direitos humanos”, declarou Brad Hoylman-Sigal, presidente do distrito de Manhattan, após o hasteamento. Autoridades municipais, estaduais e federais acompanharam o ato.

O monumento homenageia os distúrbios de junho de 1969, desencadeados após uma operação policial no bar Stonewall Inn, frequentado pelo público gay. Com duração de quase uma semana, os confrontos – que tinham como pauta o repúdio a abusos da Polícia contra homossexuais – marcaram o início do movimento moderno pelos direitos LGBTQ+ nos Estados Unidos.

Durante os protestos desta semana, manifestantes reunidos no parque em frente ao monumento classificaram a retirada da bandeira como “um tapa na cara” da comunidade. Nichole Mallete, presente no novo hasteamento, afirmou à agência Reuters: “Então Trump quer tirar nossa bandeira… Que tire! Temos mais 1 milhão para hastear. A comunidade LGBTQ+ não se deixará intimidar”.

“Manobra”

A versão oficial é de que o memorando do governo buscava padronizar as regras para exibição de bandeiras em áreas administradas pelo Serviço Nacional de Parques, restringindo-as basicamente à bandeira dos Estados Unidos, à do Departamento do Interior e, em alguns casos, a bandeiras históricas ou representativas de povos indígenas.

O Departamento do Interior classificou o novo hasteamento como “manobra política”. Em nota, um porta-voz afirmou que o ato demonstraria como autoridades da cidade estariam “desconectadas da realidade” dos problemas enfrentados por Nova York.

Em resposta, o Conselho Municipal da cidade aprovou, na quarta-feira, uma resolução que pede ao Congresso a proteção da história LGBTQ+ em Stonewall. O vereador democrata Chi Ossé, autor da proposta, declarou ao jornal The Advocate que os ataques à memória LGBTQ+ seriam uma distração frente aos desafios políticos atuais. A medida ainda precisa ser votada em plenário.

Trump tem feito críticas frequentes às pautas de identidade de gênero desde a campanha eleitoral. Poucos dias após reassumir o cargo, assinou um decreto reconhecendo apenas dois gêneros oficiais nos Estados Unidos: masculino e feminino. Cerca de um mês depois, o Serviço Nacional de Parques removeu referências a pessoas trans e queer do site oficial do monumento, embora o entorno do local continuasse decorado com bandeiras LGBTQIA+. (com informações de O Estado de S. Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Zelensky diz que Estados Unidos pedem concessões frequentes da Ucrânia e não da Rússia
Filho do último xá do Irã pede intervenção militar dos Estados Unidos no país dos aiatolás
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x