Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Saúde e patrimônio: Câmara discute projetos de resposta aos impactos das crises climáticas

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

Saúde e patrimônio

Em análise na Câmara Federal, aguarda designação de relator o projeto dos deputados Pompeo de Mattos (PDT-RS) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS) que institui a Política Nacional de Saúde Mental Climática. A matéria prevê a criação de centros de resiliência e reconstrução de comunidades para oferecer acolhimento emergencial, cuidado continuado e apoio à reconstrução emocional e comunitária em regiões atingidas por desastres climáticos.

Terras protegidas

A Câmara dos Deputados também está analisando o projeto da deputada Any Ortiz (Cidadania-RS) que limita a execução extrajudicial de propriedades rurais em casos de endividamento causado por crises climáticas. A parlamentar propõe priorizar o uso de safras como garantia e vedar a expropriação imediata de imóveis produtivos, assegurando a manutenção da atividade agrícola e a função social da terra.

Situação de emergência

Pelo menos 19 cidades gaúchas tiveram situação de emergência por desastres reconhecida pelo governo federal desde o início de 2026, segundo dados da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O status, que facilita o acesso e liberação de recursos para ações de socorro e reconstrução, foi concedido aos municípios em decorrência de episódios de chuvas intensas, vendavais e enxurradas.

Ato no Parcão

Alinhados à mobilização nacional da oposição, parlamentares gaúchos convocaram apoiadores para uma manifestação no próximo dia 1° de março, no Parcão, em Porto Alegre, contra o presidente Lula e os ministros do STF Dias Toffoli e Alexandre de Moraes. O ato, que ocorrerá simultaneamente em outras cidades, adota o slogan “Acorda Brasil”, em alusão à caminhada realizada em janeiro pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).

Hospital em risco

O Conselho Regional de Medicina do RS notificou autoridades sobre o risco de interdição ética do Hospital Universitário de Canoas devido à falta de profissionais e à progressiva deterioração da estrutura. Em ofício encaminhado ao MPF, MPRS, governo estadual e Prefeitura de Canoas, a entidade destaca que a medida pode suspender novas internações em áreas críticas como a UTI Neonatal e a Pediatria, afetando o atendimento de referência para mais de 150 municípios gaúchos.

Escola de trânsito

O deputado estadual Aloísio Classmann (União) quer instituir em caráter permanente a Escola Pública de Trânsito no RS, vinculada ao Detran, para coordenar ações educativas e formar condutores e cidadãos mais conscientes. A proposta, apresentada na Assembleia, prevê a oferta de cursos presenciais, estrutura administrativa dedicada e foco na mudança de comportamento para reduzir mortes e lesões no trânsito.

Carnaval Seguro

A Polícia Civil gaúcha intensifica até o dia 18 de fevereiro a operação Carnaval Seguro, com foco em ações preventivas e repressivas contra a violência doméstica e de gênero. A mobilização reforça o atendimento nas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs) e amplia o número de diligências, prisões e ações integradas com a rede de proteção no Estado.

Agenda partidária

Pré-candidato ao Senado, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) acompanhou neste fim de semana o Encontro do PT da região Noroeste do RS, em São José do Inhacorá. Ao lado dos deputados Bohn Gass e Jeferson Fernandes, o parlamentar participou de discussões sobre o fortalecimento da sigla e as perspectivas para as eleições deste ano.

Parceira da diversidade

Onze instituições gaúchas foram selecionadas pelo governo estadual para receber o Selo Empresa Parceira da Diversidade Sexual e de Gênero 2026. Criada em 2023, a designação busca reconhecer e valorizar empresas e órgãos públicos que promovem a diversidade sexual e de gênero e combatem a LGBTQIA+fobia no ambiente de trabalho.

Inclusão e trabalho

Representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão de Porto Alegre e do Banco Interamericano de Desenvolvimento reuniram-se na última semana, na Capital, para tratar da implementação da Capacitação para o Mundo do Trabalho. Integrada ao pacote de ações do “POA Futura”, a iniciativa conta com investimento de R$82,1 milhões para a qualificação e promoção da inclusão de grupos socialmente excluídos no mercado de trabalho .

Em Dia com o Dmae

Termina no próximo dia 1° de março o prazo para adesão ao programa Em Dia com o Dmae, voltado à regularização de débitos em atraso com o Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre. A iniciativa permite o acesso a descontos em juros e multas, além da possibilidade de parcelamento em até 60 vezes.

Energia restabelecida

A CEEE Equatorial concluiu neste domingo o restabelecimento da rede elétrica em pontos da região central de Porto Alegre que enfrentavam falta de energia desde a noite de sexta-feira (13). Durante o apagão, decorrente de um furto de cabos, a concessionária precisou recorrer a geradores para garantir o abastecimento em prédios do Centro Histórico.

Reforma no Conceição

Com investimento de R$194 mil, a Emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) inicia nesta segunda-feira uma série de obras de qualificação, Com conclusão prevista em 45 dias, a mobilização não demandará redução do número de leitos, mas impactará a capacidade acomodação de “pacientes extras”, em casos de superlotação.

Luto na diplomacia

O Itamaraty manifestou profundo pesar pelo falecimento da embaixadora Leda Lucia Martins Camargo, ocorrido neste domingo, em Porto Alegre. Natural da capital gaúcha, a diplomata chefiou o Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio Grande do Sul e atuou como embaixadora do Brasil na Suécia, República Tcheca e Moçambique ao longo de mais de quatro décadas de carreira.

Por Bruno Laux.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Carnaval no escuro: Vereadora cobra CEEE e Prefeitura após falta de luz em Porto Alegre
Blocos de Carnaval podem se tornar patrimônio imaterial de Porto Alegre
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x