Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Temer chama desfile de Carnaval para Lula de “bajulação na Sapucaí”

Compartilhe esta notícia:

Temer disse que há “ilusionismo” na gestão do PT.

Foto: Divulgação
Temer disse que há “ilusionismo” na gestão do PT. (Foto: Divulgação)

O ex-presidente Michel Temer criticou a referência feita a ele no desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, do Rio de Janeiro, neste domingo (15), dizendo que “é triste ver a troca da ponte para o futuro por uma volta ao passado”. O desfile na Sapucaí, no Rio, mostrou um Temer estilizado roubando a faixa da então presidente Dilma Rousseff (PT). Não é de hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chama Temer de “golpista”.

Mesmo assim, o MDB comanda três ministérios (Transportes, Cidades e Planejamento) e há interesse de uma ala do governo para que o partido ocupe a vice na chapa da reeleição no lugar de Geraldo Alckmin (PSB). Como mostrou o Estadão, a chance de haver essa dobradinha oficial é remota.

Em nota, Temer deu uma estocada em Lula e disse que há “ilusionismo” na gestão do PT. Apesar de ressalvar que “a sátira política é parte da tradição do carnaval”, o ex-presidente fez uma crítica contundente ao governo, citando até mesmo a condução da economia.

“O problema é quando adotam o ilusionismo na Esplanada, promovendo a irresponsabilidade fiscal, juros altos e o endividamento público crescente – e negando conquistas, como as reformas trabalhista, do ensino médio e da previdência”, afirmou Temer.

O desfile, intitulado Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil, apresentou passagens da vida política do petista, desde a infância em Pernambuco até a chegada à Presidência. Entre as cenas, a comissão de frente incluiu a transição de poder entre Dilma Rousseff e Temer, além de uma representação simbólica do impeachment e dos desdobramentos políticos posteriores, incluindo a eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No desfile da Acadêmicos de Niterói, o ex-presidente Jair Bolsonaro, hoje preso por tentativa de golpe, foi apresentado como um palhaço que recebeu a faixa de Temer e, depois, aparece com tornozeleira eletrônica, atrás das grades.

A nota de Temer que menciona “Uma Ponte para o Futuro”– documento lançado pelo então PMDB quando ele era vice-presidente da República, marcando o rompimento com o PT – é intitulada “Saudades da Tuiuti”. Trata-se de uma referência da escola de samba Paraíso do Tuiuti, que em 2018 mostrou uma caricatura de Temer como “vampiro”. (Com informações do jornal O Estado de S. Paulo)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ucrânia, Rússia e Estados Unidos se reúnem para discutir fim da guerra
Sindicatos da Argentina convocam greve geral contra reforma trabalhista
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Ochoa
16 de fevereiro de 2026 18:54

Infelizmente esse queimou o filme quando ajudou a dar o golpe na presidenta DILMA. Não tem mais moral alguma.

Eloa Guterres
16 de fevereiro de 2026 18:18

Sai daqui virabosta ladrão!! Ninguém esqueceu os 500 mil q o teu funcionário perguntou aonde deixaria o dinheiro e tu falou dela assim!!! Ninguém esqueceu…

Pode te interessar
2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x