Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
Por Redação O Sul | 16 de fevereiro de 2026
A fantasia trazia uma lata, representando uma família tradicional, composta por um homem, uma mulher e os filhos.
Foto: ReproduçãoA oposição acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta segunda-feira (16) contra a Acadêmicos de Niterói por causa de uma ala do desfile em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que retratou evangélicos em fantasias de “latas de conserva”. A escola, que abriu a primeira noite de desfiles do Grupo Especial no Rio de Janeiro, apresentou uma ala batizada de “neoconservadores em conserva”.
A fantasia trazia uma lata, representando uma família tradicional, composta por um homem, uma mulher e os filhos. Na cabeça, os componentes traziam adereços variados com referência ao agronegócio, a uma mulher de classe alta, aos defensores da ditadura militar e aos evangélicos.
Os autores das notícias-crime foram o senador Magno Malta (PL-ES) e o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS). Nos dois pedidos, os parlamentares sustentam que houve ridicularização pública do grupo religioso em apresentação transmitida nacional e internacionalmente. Para eles, a encenação ultrapassou a manifestação artística e pode configurar crime.
Magno Malta enquadra o episódio como discriminação religiosa, com base no artigo 20 da Lei 7.716/1989. O senador afirma que a representação promoveu a equiparação visual de fiéis a objetos enlatados, expondo evangélicos a escárnio coletivo. Ele pede a abertura de investigação criminal e a responsabilização dos envolvidos.
Já Rodolfo Nogueira aponta possível violação do artigo 208 do Código Penal, que trata do escarnecimento público por motivo de crença religiosa. O deputado destaca que um personagem identificado como evangélico aparecia dentro da alegoria portando a Bíblia, o que, segundo ele, reforça o caráter vexatório. Na avaliação do parlamentar, estão presentes a publicidade da conduta, o uso de símbolo religioso reconhecível e a difusão massiva. Ele solicita a obtenção das gravações do desfile e a identificação dos responsáveis pela concepção do conteúdo.
O senador Magno Malta também apresentou uma representação contra a Acadêmicos de Niterói alegando que o desfile levou à Sapucaí uma mensagem de caráter político-eleitoral. O parlamentar cita a alegoria que mostrou o ex-presidente Jair Bolsonaro como presidiário, a representação de evangélicos de forma depreciativa e a exaltação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao longo do enredo.
Para o senador, a apresentação ultrapassou a manifestação artística, sobretudo por ocorrer em evento financiado com recursos públicos, e pede que a Corte Eleitoral investigue propaganda antecipada, uso indevido de verba estatal e eventual abuso de poder. (Com informações do portal de notícias CNN Brasil)
Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
É DESSE JEITO QUE QUEREM GANHAR AS ELEIÇÕES ? SE NÃO APRESENTAREM PROPOSTAS EM PROL DO POVO VÃO PERDER DE NOVO
A direita golpista está em desespero total. Querem sim deturpar o direito de expressão. Só são a favor que os milicianos usem as redes sociais para deturpar informações e encher de fake News. Essa direita golpista é Hilário. Quaquaquaqua
Criticar, no intuito de tentar ridicularizar a família tradicional, é bem coisa de doente mental. Se, ao contrário, tivesses feito alguma encenação criticando um casal homossexual, já haveria gente respondendo. Gostaria de perguntar aos ignorantes que costumam colocar comentários patéticos aqui, defendendo esse tipo de atitude, assim como a todos que defendem e apoiam a estupidez mostrada ao mundo por uma escola de samba inconsequente, se eles já se deram conta de que foi graças a um homem e uma mulher que eles estão vivos hoje. Devem ter muito respeito e amor pelos seus pais e, também, ser o orgulho… Leia mais »
A extrema esquerda brasileira mostra sua nefasta posição cristofobica e ainda é aplaudida pelo crápula do mal: isso é o lulopetismo e seus adoradores da seita diabólica! E o propósito do diabo e dos seus demônios é destruir a família criada por Deus.
Eleitores, lembrem disso nas próximas eleições!
Há quem defenda o que é mau como se o correto fosse. Imaginem que o gesto de uma pessoa descascar uma banana durante uma partida de futebol e comê-la já foi o suficiente para caracterizar crime de racismo, segundo alguns, é claro. Agora querem dizer que uma escola de samba homenagear um pré-candidato que está no poder, atacar seus adversários políticos, fazer uma composição com frases de um jingle de campanha, usar ostensivamente e bem visível o número de um partido político, entre outras atrocidades, não é campanha eleitoral antecipada. A justiça no Brasil, definitivamente, só se aplica para quem… Leia mais »
A escola de samba só mostrou a verdade