Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Flavio Pereira Osmar Terra: “Ministério Público arquivou denúncia ridícula contra Bolsonaro na pandemia de covid”

Compartilhe esta notícia:

O deputado federal Osmar Terra considera "ridícula" acusação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, agora arquivada pelo Ministério Público Federal. (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

O médico e deputado federal Osmar Terra (PL) comenta que “o tempo é o pai da verdade” ao considerar “ridícula” a acusação feita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, atribuindo-lhe responsabilidade pela morte de mais de 700 mil pessoas na pandemia da covid.

Segundo Osmar Terra, “agora o Ministério Público Federal arquivou essa aberração”. Ele lembra que “em abril de 2020 o STF, numa decisão puramente política, tirou de Bolsonaro o comando do enfrentamento à pandemia (uma semana após o Brasil chegar, infelizmente, à casa das mil mortes), descentralizando-o para estados e municípios”.

“Bolsonaro foi o único chefe de Governo do mundo que não pôde estabelecer e comandar as estratégias de enfrentamento à covid! Mesmo assim, o Brasil ficou com taxa de mortalidade menor que 19 países do mundo, entre eles os Estados Unidos e o Reino Unido, por sinal os primeiros países que iniciaram a vacinação contra covid no planeta, em dezembro de 2020”, afirma Osmar Terra.

Até O Globo diz que “Homenagem a Lula na Sapucaí teve ar de campanha antecipada”

A escandalosa propaganda eleitoral antecipada – turbinada com recursos públicos repassados à escola pelo governo federal – foi objeto de editorial do jornal O Globo ontem:

“No ano em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende disputar a reeleição, a escola de samba Acadêmicos de Niterói, estreante no Grupo Especial, escolheu apresentar na Marquês de Sapucaí o enredo ‘Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil’. Foi impossível disfarçar o tom de propaganda eleitoral antecipada, como pôde perceber qualquer um que tenha assistido ao desfile no domingo à noite.

O refrão do samba-enredo era exatamente o slogan adotado em todas as campanhas de Lula há décadas – ‘olê, olê, olê, olá, Lula! Lula!’. A letra fazia referências a motes frequentes da propaganda do governo, que decerto serão tema da campanha prevista para começar em agosto. É o caso da exaltação à ‘soberania’ contra ‘tarifas e sanções’, ao ‘filho de pobre virando doutor’, à ‘comida na mesa do trabalhador’ e do ataque implícito ao ex-presidente Jair Bolsonaro no verso ‘sem mitos falsos, sem anistia’. Para quem duvidasse do alvo, por duas vezes Bolsonaro foi retratado jocosamente na Marquês de Sapucaí como o palhaço Bozo, trancafiado atrás de grades. Alas homenagearam a estrela vermelha do PT, ironizaram conservadores como latas de conserva e associaram ‘patriotas’ à bandeira dos Estados Unidos”.

Deputado Delegado Zucco aciona Justiça Eleitoral para apurar abuso de poder político e econômico de Lula

Ontem, o deputado estadual Delegado Zucco protocolou na Procuradoria-Geral da República pedido de instrução de procedimento investigatório eleitoral dos fatos ocorridos no desfile da escola de samba que homenageou Lula. Esta foi a primeira ação com esse teor a dar entrada na Justiça Eleitoral gaúcha.

O deputado Delegado Zucco menciona a gravidade dos fatos que envolvem o desfile da Escola de Samba Acadêmicos de Niterói, em 15 de fevereiro de 2026, e solicita a instauração imediata de procedimento investigatório para apurar a configuração de abuso de poder político e econômico, em razão do vultoso financiamento público do evento e da participação de altas autoridades em um desfile com clara conotação eleitoral; a ocorrência de propaganda eleitoral antecipada, seja explícita (ainda que não textual) ou subliminar, considerando a exaltação da figura de pré-candidato; a existência de captação e/ou gastos ilícitos de recursos para fins eleitorais, nos termos do art. 30-A da Lei nº 9.504/97, com a identificação dos financiadores e a devida comprovação da origem dos recursos; e o possível desrespeito à liberdade religiosa e a incitação ao ódio ou preconceito contra grupos de fé, em face da alegada ridicularização de religiões no desfile.”

Nikolas Ferreira: “Se a homenagem fosse para Bolsonaro, ele já estaria preso e com inelegibilidade vitalícia”

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou a alusão pejorativa feita aos evangélicos no desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói. Segundo ele, “se fossem cristãos fazendo essa crítica contra qualquer outra religião, era a terceira guerra mundial”, afirmou.

De modo geral, ele avaliou a apatia dos órgãos fiscalizadores diante da contundente propaganda eleitoral antecipada:

“Se esse desfile fosse em 2022: Bolsonaro estaria preso, busca e apreensão no PL, apreensão no barracão da escola, apreensão dos carros alegóricos e a inelegibilidade vitalícia”, disparou Nikolas em suas redes na noite de domingo, após o início do desfile.

Juíza ordena saída imediata de Santa Catarina de gaúchos flagrados furtando celulares

Casal de gaúchos preso pelo furto de vários celulares em Florianópolis, Karina de Oliveira Rodrigues da Silva e Leonardo Rodrigues Bernardes receberam liberdade provisória, mas com ordem expressa de sair da capital catarinense e retornar ao Rio Grande do Sul imediatamente após a soltura.

Segundo a decisão da juíza Monike Povoas Nogueira, da Vara Regional de Garantia, as medidas foram aplicadas para evitar novos crimes durante o período festivo de carnaval.

Por que os celulares do dono do Banco Master são explosivos

A Polícia Federal quebrou o sigilo de cinco celulares de Daniel Vorcaro, e isso levou políticos a temerem a divulgação de vídeos de câmeras escondidas em festas luxuosas promovidas pelo banqueiro em mansões na Bahia e em Brasília, onde autoridades eram recebidas com bebidas importadas, comidas finas e “convidadas”, informa O Globo. A PF já analisa essas imagens para identificar quem frequentava as propriedades e se as festas serviam de cenário para negociar fraudes bancárias e apoio político.

Além dos vídeos, a perícia recuperou áudios e mensagens deletadas que citam nomes de peso do STF e do Congresso.

Faleceu o ex-deputado Lélio Souza

Faleceu ontem, em Pelotas, o ex-deputado estadual Lélio Souza, do MDB. Ele tinha 88 anos e nasceu em Rosário do Sul. Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), foi vereador em Pelotas, eleito deputado estadual em três legislaturas e deputado federal em duas. O velório de Lélio Souza será nesta terça-feira, na Câmara de Vereadores de Pelotas, das 8 às 15 horas. (Por Flavio Pereira – @flaviorrpereira)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Flavio Pereira

Osmar Terra: “Ministério Público arquivou denúncia ridícula contra Bolsonaro na pandemia de covid”
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x