Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Direita reage a desfile sobre Lula com postagens nas redes sociais de família em lata de conserva

Compartilhe esta notícia:

Grande parte dos congressistas lançou mão de ferramentas de inteligência artificial para ajudar na montagem.

Foto: Reprodução
Grande parte dos congressistas lançou mão de ferramentas de inteligência artificial para ajudar na montagem. (Foto: Reprodução)

Parlamentares de oposição aderiram a uma nova trend nas redes sociais e passaram a publicar ilustrações de famílias estampadas em latas de conserva. A iniciativa reage ao desfile da escola Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e retratou em uma das alas conservadores como latas de alimento em conserva. Grande parte dos congressistas lançou mão de ferramentas de inteligência artificial para ajudar na montagem.

O líder do PL (Partido Liberal) na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), foi um dos que aderiu à tendência. O parlamentar publicou imagem da família em uma lata acompanhada da seguinte mensagem: “Conservador por Jesus Cristo”.

Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, também publicou ilustração semelhante. “A esquerda zomba da família, alicerce do Brasil, e evidencia a perda da sintonia com o povo que trabalha, crê em Deus e educa seus filhos”, escreveu na legenda. A oposição acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) devido à ala.

Intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, o desfile da contou a história do presidente Lula desde a saída de Garanhuns, no agreste de Pernambuco, sua vinda para São Paulo com a família, os tempos de líder sindical e sua chegada ao Planalto.

O desfile ressaltou “marcas” eleitorais das gestões petistas e deu ênfase às bandeiras escolhidas pelo governo na campanha pela reeleição. O desfile, que contou com críticas aos opositores do petista, teve uma ala chamada “neoconservadores em conserva”.

A Acadêmicos de Niterói contou a história do presidente Lula desde a infância no Nordeste, passando pela migração com a família para São Paulo, o trabalho como torneiro mecânico e a liderança sindical, até a Presidência da República.

A comissão de frente levou para a Sapucaí uma representação da rampa do Palácio do Planalto, lembrando a última posse de Lula, ao lado de integrantes da sociedade civil. Atores e bailarinos também representaram o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e os ex-presidentes Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro.

O carro abre-alas representou a região onde o presidente Lula nasceu: o agreste pernambucano, com uma mistura de exuberância e escassez. Em um dos carros, a escola trouxe uma crítica às políticas sociais da época do governo Bolsonaro e à forma como ele enfrentou a pandemia. Na parte traseira, o carnavalesco fez uma referência à prisão do ex-presidente.

Em um post nas redes sociais, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro reproduziu a imagem do carro alegórico que fazia referência ao ex-presidente e disse: “Só para registrar um fato histórico: quem foi preso por corrupção foi Luiz Inácio Lula da Silva. Isso é registro judicial, não opinião”.

O senador Sergio Moro (União‑PR) disse que houve “abuso de poder” e disse que o desfile trouxe cenas de regimes autoritários. Após o desfile, Lula publicou uma mensagem nas redes sociais sobre sua participação no carnaval no Rio, no Recife e em Salvador.

“Depois de passar pelo carnaval de Recife e de Salvador, estive no Rio de Janeiro, na Sapucaí. Tive a honra e a alegria de acompanhar o desfile da Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Estação Primeira de Mangueira. Muita emoção”, escreveu.

O presidente desceu do camarote para cumprimentar o casal de mestre-sala e porta-bandeira da Acadêmicos de Niterói. Ao longo da noite, repetiu o gesto com integrantes de outras escolas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Argentina pode alcançar marca de Brasil e Itália na Copa do Mundo
Unidade móvel do Tudo Fácil chega ao Litoral gaúcho na próxima semana
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Eduardo R
18 de fevereiro de 2026 01:22

E ai, jumentalha ! Partiu bater uma bola com a cabeça do Bebum ? 🤣🤣🤣

Vanderlei Stefani
17 de fevereiro de 2026 18:25

Nova aposta da direita:
Goleiro Bruno

Eloa Guterres
17 de fevereiro de 2026 17:46

Bando de ladrões ordinários, o que tem de past ladrão, e ninguém vai para cadeia. Lembram do pastor pedindo ouro em pagamento???

JORGE SOUZA
17 de fevereiro de 2026 17:25

É ASSIM QUE QUEREM VOTOS, LAMENTO INFORMAR VÃO PERDER NOVAMENTE, O POVO ESTÁ QUERENDO PROPOSTAS, PRINCIPALMENTE AQUELAS QUE BENEFICIE A PARCELA MAIS DESFAVORÁVEL

Pode te interessar
4
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x