Domingo, 22 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades Lua terá eclipse total na próxima semana: saiba os locais de visualização do fenômeno

Compartilhe esta notícia:

Nas redes sociais, fenômeno tem sido chamado erroneamente de "apagão geral". (Foto: Arquivo/Nasa)

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) anunciou para o dia 3 de março (terça-feira) a ocorrência de um eclipse total da Lua, com a possibilidade de observação do fenômeno em determinadas regiões do planeta. Isso ocorre quando a Terra passa diretamente entre seu satélite natural e o Sol, projetando uma grande sombra sobre a superfície lunar e tingindo o disco lunar com uma cor vermelho-alaranjada intensa.

O alinhamento, que ocorre apenas durante a fase de Lua cheia, poderá ser visto sem o uso de equipamentos especiais. De acordo com os astrônomos, é preciso apenas estar em uma linha de visão direta para a Lua e procurar um ambiente escuro, longe de luzes fortes. Binóculos ou um telescópio podem melhorar a visão.

Onde acompanhar

A passagem do fenômeno será visível ao entardecer no leste da Ásia e na Austrália, durante toda a noite no Pacífico e no início da manhã na América do Norte e Central e no extremo oeste da América do Sul, que abrange o Peru. Não haverá fenomeno visível na África ou Europa.

Já o eclipse parcial poderá ser visto na Ásia Central e em grande parte da América do Sul. É o caso do Brasil, próximo ao amanhecer: em algumas regiões, será possível observar o início da fase parcial, enquanto em outras será visto apenas o escurecimento sutil da fase penumbral.

Outro aspecto para os amantes do céu noturno é que, à medida que a sombra da Terra encobre a superfície da Lua, as constelações podem se tornar mais fáceis de observar do que costumam ser durante a Lua cheia. No momento do eclipse, a Lua estará posicionada na área que corresponde, do ponto-de-vista terreno, à constelação de Leão.

Já no dia 8 de março, será possível observar uma “conjunção” de Vênus e Saturno. Isto é, da perspectiva na Terra esses dois planetas aparecerão próximos um do outro no céu, ainda que estejam muito distantes no espaço.

Não confunda

Nos últimos dias, a expressão “apagão geral” começou a circular nas redes sociais, em alusão ao eclipse. Trata-se de uma informação equivocada e que acendeu um alerta desnecessário: ao contrário do que o termo sugere, não há qualquer risco de falta de energia elétrica ou colapso no fornecimento no Brasil ou em outros países.

Esse escurecimento temporário é o que motivou o uso exagerado do termo “apagão geral”. No entanto, trata-se apenas de um efeito visual no céu, não há qualquer impacto na rede elétrica, nos sistemas de comunicação ou no funcionamento de serviços.

O fenômeno seguirá etapas bem definidas: começa com a fase penumbral, avança para o eclipse parcial e atinge a totalidade, quando a Lua fica com coloração avermelhada devido à filtragem da luz solar pela atmosfera da Terra.

Ou seja, não é um “apagão”, mas um alinhamento astronômico natural e previsível. Abaixo você confere cada fase e os respectivos momentos, com base no horário oficial de Brasília:

– Início do eclipse penumbral: 3h44min.
– Início do eclipse parcial: 4h50min.
– Início da totalidade: 6h04min.
– Fim da totalidade: 7h03min.
– Fim do eclipse parcial: 8h17min.
– Encerramento do eclipse: 9h23min.

Não há qualquer recomendação de segurança, interrupção de serviços ou risco associado ao evento. Diferentemente de um eclipse solar, o eclipse lunar pode ser observado a olho nu, sem necessidade de proteção especial. (com informações do portal O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Entenda por que Justin Bieber e outros famosos não podem comprar carros da Ferrari
“Decisões inteligentes são as que levam em conta as emoções”, diz neurocientista
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x