Segunda-feira, 08 de junho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política PT delineia estratégia para tentar massacrar Flávio Bolsonaro

Compartilhe esta notícia:

O Brasil concentra a segunda maior reserva de terras-raras do mundo, atrás apenas da China. (Foto: Saulo Cruz/Agência Senado)

Seja pelo discurso do ex-ministro de Lula, José Dirceu, na comemoração de seus 80 anos, seja na resolução divulgada na terça-feira (17), o Partido dos Trabalhadores traça suas linhas contra a ameaça do oponente Flávio Bolsonaro, em empate técnico nas pesquisas de opinião. Que haverá bombardeio em relação às suspeitas de enriquecimento ilícito via rachadinhas, ninguém tem dúvidas. Mas existirá também a tradicional recuperação da luta de classes, somada com uma tentativa de vincular o candidato do PL à subserviência ao governo do americano Donald Trump.

O PT nunca foi dado a muitas sutilezas quando o objetivo é vencer eleições. Transforma-se em uma batalha do bem contra o mal, onde eles, claro, são o bem. Quem está contra o petismo representa as elites, o racismo, o desprezo aos necessitados, o onipresente fascismo e coisa pior. Funcionou bastante em todas as eleições contra os tucanos na era pós-Fernando Henrique Cardoso.

Deu errado contra Jair Bolsonaro, mas voltará contra o primogênito Flávio: “Não se trata apenas de uma disputa eleitoral, mas de uma escolha histórica entre caminhos opostos para o desenvolvimento do Brasil, para a democracia e para o futuro do povo brasileiro. É, sobretudo, uma disputa entre um projeto que enfrenta privilégios históricos e outro que busca preservá-los”, diz a resolução. O velho PT de sempre usa suas armas de dividir o País no “nós contra eles”.

José Dirceu, por sua vez, já avisou que não haverá “Lula paz e amor” em 2026, como se esse personagem tivesse algum dia existido. “O Brasil governado por ele (Flávio Bolsonaro) será governado pelo Trump e pelos interesses dos Estados Unidos”, destacou Dirceu. “O que está em jogo é a soberania do Brasil”, completou. Está claro que haverá uma nova cisão aí, entre os “soberanos” e os “subservientes”.

E o caso Master, o que o PT fará? O mesmo que a oposição, porém com sinal trocado. Irá higienizar a história do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, retirando as referências ao partido e aos ministros do Supremo Tribunal Federal, tidos como aliados de ocasião. Se possível, vincular o escândalo à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro e ao ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto. “Não por acaso, Daniel Vorcaro e o Banco Master doaram milhões para campanhas de Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, enquanto lideranças da extrema direita, como o deputado Nikolas Ferreira”, afirma a resolução, em seu item “5”, que traz uma síntese da estratégia.

Dará certo? Só o tempo dirá. Hoje, as maiores forças políticas do Brasil possuem uma enorme dificuldade para falar para quem não é convertido. O bolsonarismo, nesse sentido, é um espelho invertido das estratégias agressivas.

A disputa de votos, entretanto, é por uma fração restrita do eleitorado. Gente moderada de centro desprezada por ambos os lados, mas que não costuma ser seduzida por discursos histriônicos ou reducionistas. (Opinião por Fabiano Lana/O Estado de S. Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Uma operação para salvar Alexandre de Moraes está em curso em Brasília
Estreia da deputada federal Erika Hilton na presidência da Comissão da Mulher é marcada por disputa e acusação
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x