Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Bloquear celular roubado ou perdido fica mais fácil

Compartilhe esta notícia:

Antes, era preciso informar à operadora o número da linha e a sequência IMEI. A partir de agora, será necessário apenas o número do telefone. (Foto: Banco de Dados/o Sul)

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou nessa terça-feira medidas para facilitar o bloqueio de aparelhos celulares em caso de roubo, furto ou perda. Antes, era preciso informar à operadora o número da linha e a sequência IMEI do telefone (espécie de chassi do aparelho). A partir de agora, será necessário apenas o número do telefone.

A agência anunciou também a expansão das parcerias com polícias civis estaduais, para que os usuários possam, já nas delegacias onde fazem a ocorrência, dar início ao processo de bloqueio dos aparelhos e linhas. Essa parceria já existe na Bahia, no Ceará e no Espírito Santo e, em breve, segundo a Anatel, também aderirão Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Goiás.

Segundo João Rezende, presidente da Anatel, a medida foi tomada para eliminar a utilidade dos celulares furtados e roubados, o que deverá inibir crimes contra pessoas, empresas e veículos de transporte de carga. O Cemi (cadastro de estações móveis impedidas) da Anatel já possui registros de 6,5 milhões de aparelhos. O Sinditelebrasil reivindicou, após o anúncio da agência, que foram as operadoras de telefonia que investiram 2 milhões de reais nessas novas funcionalidades do Cemi.

Bloqueio
O bloqueio do celular pode ser feito independentemente de onde o aparelho foi adquirido, lojas próprias, conveniadas ou rede varejista, por exemplo, informou o Sinditelebrasil. “Nos casos em que o cliente recupera o celular, o desbloqueio pode ser solicitado, sempre com a identificação do usuário e do aparelho”, assinalou a entidade que representa as operadoras de telefonia móvel.

(O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Oposição exige que Lula mostre recibos de aluguel do apartamento vizinho, também usado por ele
Planos de Saúde perderam 766 mil clientes em 2015
https://www.osul.com.br/bloquear-celular-roubado-ou-perdido-fica-mais-facil/ Bloquear celular roubado ou perdido fica mais fácil 2016-03-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar