Sexta-feira, 12 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil PSDB diz que não há fundamento para prisão preventiva de Lula

Compartilhe esta notícia:

Aécio Neves e Carlos Sampaio
Presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e coordenador jurídico, deputado Carlos Sampaio (SP). (Foto: Reprodução)

A oposição decidiu não referendar de pronto o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva feito pelo Ministério Público de São Paulo. Para o vice-presidente nacional do PSDB e coordenador jurídico da legenda, o deputado Carlos Sampaio (SP), a medida “é inusual” e não tem embasamento jurídico sólido.

“Não é uma conduta usual fazer a denúncia e pedir a prisão do investigado”, afirmou. “Isso foge à normalidade. [Lula] ser processado é correto. Aguardar o julgamento, é correto, mas não é porque temos divergências políticas que vou querer para ele algo diferente do que quero para qualquer cidadão”, concluiu o deputado, que é promotor público de carreira.

Em nota, o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), também condenou a ação. “Não estão presentes os fundamentos que autorizam o pedido de prisão preventiva, até porque o Ministério Público Federal e a Polícia Federal fizeram buscas e apreensões muito recentemente buscando provas”, disse o senador.

“Vivemos um momento incomum na vida nacional. É preciso ter prudência”, concluiu Cunha Lima.

O presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia (RN), também não celebrou a medida do Ministério Público. “O momento é de extrema tensão e é preciso ter moderação, equilíbrio e confiança nas instituições”, disse o senador.

Ele defendeu ainda que a lei seja a única métrica para qualquer tipo de ação.

Nos bastidores, os principais articuladores da oposição afirmam que, um pedido de prisão preventiva de Lula sem “bases sólidas” seria, nesse momento, um desserviço.

Alvo de uma ofensiva da Lava-Jato na semana passada, o ex-presidente disse ter se sentido “prisioneiro” e a oposição viu nesse discurso uma tentativa de vitimização. Acreditam que, agora, com a ação do Ministério Público paulista, a tese de que há perseguição a Lula deve ser explorada com mais força pelo PT e o Palácio do Planalto.
(Daniela Lima/folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

O Brasil ultrapassou o Canadá e já ocupa o oitavo lugar no ranking mundial de produção de energia eólica
Donald trump
Donald Trump quer construir muro anti-imigrantes nos EUA; magnata já tem até desenho da obra
Pode te interessar