Domingo, 10 de maio de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
11°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Brasil ampliará parcerias com os Estados Unidos sem abrir mão da sua soberania, diz Lula

Compartilhe esta notícia:

Lula enfatizou a importância da reunião para os dois países

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Lula enfatizou a importância da reunião para os dois países. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Em novas postagens nas redes sociais neste sábado (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a ampliação de parcerias com os Estados Unidos e também ações de combate ao crime organizado. No X, Lula enfatizou a importância da reunião para os dois países, da última quinta-feira (7), com o presidente Donald Trump. Representantes das equipes dos dois governos estiveram presentes na ocasião.

“Vamos seguir em tratativas para ampliar nossas parcerias, fortalecendo sempre o caminho do diálogo sem abrir mão de nossa soberania”, destacou Lula.

Ainda na postagem do X, Lula enfatizou as discussões sobre o comércio bilateral, negociações tarifárias, a cooperação no combate ao crime organizado e minerais críticos. “Eu saio muito satisfeito da reunião”, disse em coletiva na ocasião.

“Acho que o Presidente Trump também ficou otimista e eu espero que as coisas comecem a avançar”.

Já no Instagram, também neste sábado, Lula destacou que um tema debatido com Trump foi o combate ao crime organizado. “Temos uma extraordinária Polícia Federal e muita experiência no combate ao tráfico de drogas e de armas. Nossas aduanas já estão cooperando neste sentido”, afirmou Lula.

Nessa mesma postagem, o presidente informou que levou aos norte-americanos que o país criou uma base na cidade de Manaus (AM) com a participação de representantes das polícias de países da América do Sul para combater o crime organizado, o tráfico de armas e drogas na fronteira brasileira.

“Se os Estados Unidos quiserem participar conosco, estarão convidados”, afirmou na rede social.

Lula reiterou a necessidade de destruir o potencial financeiro do crime organizado e das facções.

“Esta é outra frente de trabalho importante que estamos atuando, e que estamos dispostos a colaborar. E que integra o plano Brasil Contra o Crime Organizado, que vamos lançar na semana que vem”.

Na sexta-feira, durante um evento em Brasília de renovação de contratos de concessão de 14 distribuidoras de energia elétrica, Lula voltou a comentar a reunião com o presidente dos Estados Unidos.

O petista disse que defendeu, no encontro, a ideia de que o tarifaço imposto por Trump ao Brasil era um “equívoco”, uma vez que a balança comercial entre os dois países é superavitária para os EUA.

“Era preciso colocar a verdade na mesa. Eu disse ao presidente Trump: ‘Eu não quero guerra com você. Eu sei que você tem o melhor navio do mundo, o melhor caça do mundo, o melhor… Eu sei de tudo isso. É preciso disputar comigo na narrativa, eu quero discutir fatos, não quero guerra. Quero provar que nós estamos certos'”, disse Lula.

“Nós estamos trabalhando com os EUA muito seriamente, falta acertar a questão dos preços [tarifas] entre os nossos ministérios. Eu dei 30 dias para que o Ministério da Indústria e do Comércio do Brasil e deles resolvam a situação, porque cada um fica dizendo um número. E disse para o Trump que daqui 30 dias a gente volta a conversar, não precisa ir até lá, pode ser por telefone”, acrescentou.

Lula se referiu à criação de um grupo de trabalho, com integrantes dos dois países, que vai debater a questão das tarifas comerciais.

Ainda sobre a relação com os EUA, Lula disse que o Brasil está aberto a discutir quaisquer temas com os norte-americanos, como big techs, plataformas digitais, crime organizado.

“Eu ainda disse para o presidente Trump: ‘Nós somos dois homens de 80 anos de idade, e dois homens de 80 anos não brincam em serviço. A natureza é implacável, teoricamente, nós temos menos tempo pela frente, por isso que nós temos que saber o que nós queremos fazer'”, afirmou Lula.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
ochoavanderlei@gmail.com
10 de maio de 2026 07:07

Tem direitista desmaiando. Outros surtando. Outros sendo internados . Essa direita golpista subestima a capacidade do ESTADISTA LULA. Lula é um ESTADISTA. Já os Já os candidatos da direita golpista, simples interesseiros . Sabem quando a direita golpista vai ter um ESTADISTA? Jamé.

Contribuinte tem até este domingo para optar pelo pagamento do Imposto de Renda por débito automático
Cristiano Ronaldo ironiza torcida após gritos de “Messi” em vitória do Al-Nassr
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x