Quarta-feira, 05 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Dilma sanciona lei que permite ao Banco do Brasil e à Caixa terem participação em empresas

Compartilhe esta notícia:

O aplicativo está disponível para download em celulares de qualquer sistema operacional (Foto: Marcelo Hollanda/AD)

A presidenta Dilma Rousseff sancionou, com vetos, a lei que autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a constituírem ou adquirirem participação em outras empresas, diretamente ou por meio de subsidiárias, inclusive no ramo de tecnologia da informação. A autorização é válida até 31 de dezembro de 2018, conforme foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (23).

Uma lei de 2009 já permitia que os dois bancos públicos realizassem esse tipo de operação, só que até 30 de junho de 2011. O Senado aprovou no início de março a Medida Provisória 695, que dá a autorização ao BB e à Caixa.

A presidenta vetou trecho, defendido pelo Ministério da Fazenda, que previa que o BB e a Caixa deveriam exigir uma cláusula nas operações de aquisição prevendo que o negócio poderia ser anulado se “verificada a ocorrência de irregularidade preexistente”.

A justificativa para esse veto foi que o trecho continha “expressão juridicamente imprecisa” e que o Direito Civil já prevê regras consolidadas sobre a nulidade ou anulabilidade de negócios jurídicos. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Desemprego no País atinge o maior nível desde 2009
Prévia da inflação oficial é a menor para março desde 2012
https://www.osul.com.br/dilma-sanciona-lei-que-permite-ao-banco-do-brasil-e-a-caixa-terem-participacao-em-empresas/ Dilma sanciona lei que permite ao Banco do Brasil e à Caixa terem participação em empresas 2016-03-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar