Quinta-feira, 23 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de março de 2016
Em visita à Rede Pampa de Comunicação, o presidente do Tribunal de Justiça do RS, Luiz Felipe Silveira Difini, ao lado do vice-presidente Eduardo Duro, abordaram questões relacionadas à atual gestão. Eles também participam agora à noite do programa Pampa Debates, da TV Pampa, sob o comando de Paulo Sérgio Pinto. O presidente abordou a ênfase no Centro de Processamento de Dados da instituição, a fim de agilizar os processos que tramitam na justiça. Hoje, segundo eles, cerca de 15 a 16% dos processos já integram o sistema digital, ou seja, informatizados, e a ideia é de que os novos processos também já se insiram nesta realidade, o PJE (Processo Judicial Eletrônico).
Hoje, segundo eles, o acervo do TJ é de 4,5 milhões de processos. O Tribunal de Justiça do RS é o que concentra o maior número de processos, em relação aos demais estados da Federação, comparativamente ao número de habitantes e o segundo em números absolutos. Outro grande desafio, segundo o presidente, é o investimento no primeiro grau, com servidores, “o que vai depender da definição orçamentária”, como justifica. Prover cargos vagos e de juízes, a partir de julho, é o objetivo. Em agosto, estarão vagos 40 cargos de juízes. Ao todo, o TJ conta com 8 mil servidores e deste total, 1500 vagas foram preenchidas parte com estagiários.
O presidente do TJ e o vice-presidente também manifestaram preocupação frente ao quadro político e econômico atual. O Pampa Debates vai ao ar às 18h, diariamente, com um hora de duração.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul