Terça-feira, 11 de agosto de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Terremoto de magnitude 7,4 é o mais forte a atingir a Colômbia na última década

Compartilhe esta notícia:

Tremor foi sentido em diversas cidades colombianas, além de países vizinhos

Foto: Reprodução

O terremoto de magnitude 7,4 que atingiu a Colômbia nesta segunda-feira (10) foi o mais forte registrado no país durante a última década, segundo o Serviço Geológico colombiano. Segundo os últimos balanços de autoridades locais, 77 pessoas morreram. Em Cali, 20 prédios desabaram e há pessoas presas sob os escombros.

O epicentro do tremor ocorreu em San José del Palmar, no oeste colombiano, a uma profundidade de 110 km, segundo a agência geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). A cidade fica a cerca de 230 km de Bogotá e a cerca de 150 km de Medellín e de Cáli.

O Serviço Geológico da Colômbia relata duas réplicas, de magnitudes 2,8 e 4,8, sendo esta última amplamente sentida. A governadora de Chocó, estado mais atingido, afirmou que o terremoto causou uma “destruição significante” e deixou feridos, porém não especificou quantos. Nubia Carolina Cordoba-Curi disse estar preocupada com réplicas e que está avaliando os danos.

Em Pereira, 18 pessoas morreram e há feridos, segundo o prefeito Mauricio Salazar Peláez. Ele acrescentou que o terremoto causou “danos graves” na cidade; na cidade de Manizales, duas pessoas morreram e uma das cúpulas da Catedral Basílica.

Metropolitana sofreu graves danos. Um outro vídeo mostra um prédio colapsando;
Segundo a governadora de Valle del Cauca, o tremor deixou 4 mortos: um adulto e 3 crianças. Em Cáli, ao menos 20 prédios desabaram por conta da força dos tremores, e há pessoas presas sob os escombros, segundo o prefeito Alejandro Éder.

Ainda não havia um balanço nacional consolidado de mortos e feridos ou de edifícios afetados. O terremoto também chacoalhou a capital Bogotá, segundo um repórter da agência de notícias Reuters in loco. Sirenes de terremoto tocaram na cidade. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o impacto do terremoto em diversas cidades colombianas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Eloa Gute
10 de agosto de 2026 13:30

Pobre Colômbia, e Venezuela, esses terremotos são terrível, Deus proteja esse povo! Essas pessoas!!!

O número de transações via Pix aumentou 26% em 2025 em comparação ao ano anterior no Brasil
Inter negocia chegada de atacante sueco Eliasson
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x