Domingo, 30 de agosto de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Eleições 2026 Eleições 2026: Flávio Bolsonaro aciona Justiça Eleitoral contra Lula por entrevista no Palácio da Alvorada

Compartilhe esta notícia:

Para sustentar a acusação, a defesa cita decisões tomadas pelo próprio TSE nas eleições de 2022, quando Jair Bolsonaro ocupava a Presidência.

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Para sustentar a acusação, a defesa cita decisões tomadas pelo próprio TSE nas eleições de 2022, quando Jair Bolsonaro ocupava a Presidência. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

A defesa do candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por causa de uma entrevista concedida à TV Record no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. Na representação, protocolada na quinta-feira (27), os advogados sustentam que o petista utilizou uma estrutura pública para uma manifestação de caráter eleitoral e teria obtido uma vantagem que não estaria disponível aos demais concorrentes. O processo está sob relatoria do presidente do TSE, ministro Nunes Marques.

Segundo a defesa, a entrevista exibida no domingo (23) não se restringiu a assuntos relacionados ao exercício da Presidência. Lula foi apresentado pela emissora como candidato à reeleição e, durante a conversa, respondeu a perguntas sobre temas diretamente ligados à disputa eleitoral, como segurança pública e combate à corrupção, além de apresentar propostas para um eventual novo mandato.

Os advogados também apontam como agravante o horário de exibição. A entrevista, que havia sido gravada anteriormente, foi ao ar no mesmo horário do primeiro debate entre os candidatos à Presidência, realizado pela Band em parceria com o Estadão. Lula decidiu não participar do debate. Flávio Bolsonaro também não compareceu ao evento.

Na avaliação dos representantes de Flávio, a entrevista funcionou como um espaço de campanha. A defesa cita, entre outros trechos, comparações feitas por Lula entre seu governo e a administração anterior, acompanhadas de números sobre inflação, geração de empregos e crescimento econômico. Os advogados também apontam declarações nas quais o presidente apresentou prioridades para um eventual novo mandato, como investimentos em educação e a criação de um programa voltado à população idosa.

A representação afirma ainda que Lula avaliou diretamente adversários que disputam a eleição e encerrou a entrevista com uma nova promessa para um eventual segundo mandato. Para os advogados, o conjunto da conversa demonstra que não se tratou apenas de uma manifestação institucional, mas de uma comunicação direcionada ao eleitorado.

O principal argumento jurídico apresentado pela defesa é de que teria ocorrido violação ao artigo 73, inciso I, da Lei das Eleições, que proíbe agentes públicos de utilizar bens pertencentes à administração pública em benefício de candidaturas. Os advogados sustentam que o Palácio da Alvorada, embora seja a residência oficial do presidente, continua sendo um bem público e não poderia ser utilizado como cenário para uma manifestação de caráter eleitoral.

Para sustentar a acusação, a defesa cita decisões tomadas pelo próprio TSE nas eleições de 2022, quando Jair Bolsonaro ocupava a Presidência da República. Segundo os advogados, a Corte já havia determinado que o então presidente não utilizasse estruturas públicas às quais tinha acesso exclusivo em razão do cargo para produzir ou divulgar conteúdos eleitorais.

A representação também menciona regras atualmente previstas pelo TSE para o uso de residências oficiais em transmissões de conteúdo eleitoral. Entre as exigências estão a utilização de ambiente neutro, a participação exclusiva do ocupante do cargo, conteúdo restrito à própria candidatura e a ausência de recursos materiais, serviços ou servidores públicos na produção.

Na avaliação da defesa de Flávio Bolsonaro, a entrevista de Lula não se enquadraria nessas condições porque foi produzida por uma equipe profissional de televisão dentro do Palácio da Alvorada e transmitida em rede nacional. Os advogados argumentam ainda que entrevistas com conteúdo eleitoral veiculadas por televisão, rádio ou internet podem ser consideradas atos públicos de campanha quando realizadas em espaços públicos aos quais o candidato só tem acesso em razão do cargo que ocupa.

Além de questionar o uso do Palácio da Alvorada, os advogados pedem que o TSE investigue se a realização da entrevista contou com servidores, equipamentos, serviços técnicos, segurança, transporte, assessoria de imprensa ou outros recursos vinculados à estrutura do governo.

Segundo a defesa, essas informações são necessárias para verificar se, além do uso do imóvel público, houve emprego irregular de materiais ou serviços custeados pelo governo. Na avaliação dos advogados, essa hipótese poderia levar à aplicação de outra regra prevista na Lei das Eleições.

Em caráter liminar, a defesa pede que Lula seja impedido de utilizar o Palácio da Alvorada e serviços públicos de acesso exclusivo em razão do cargo para gravar ou transmitir entrevistas, lives, pronunciamentos ou outros conteúdos de natureza eleitoral fora das hipóteses permitidas pela legislação.

Os advogados também pedem que Lula seja proibido de reproduzir, republicar ou impulsionar, em sua propaganda eleitoral ou nas redes sociais da campanha, a íntegra ou trechos da entrevista realizada no Alvorada.

A defesa de Flávio Bolsonaro solicita ainda que o TSE reconheça a ocorrência de conduta vedada e aplique multa. Caso seja comprovado o uso de materiais ou serviços públicos além das prerrogativas normais do cargo, os advogados também pedem o enquadramento em outro dispositivo da Lei das Eleições e o ressarcimento ao erário de eventuais despesas realizadas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Eleições 2026

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

12 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
vanderlei stefani
30 de agosto de 2026 10:58

Amigo íntimo dos Bolsonaro, Cerimedo será acusado até de tráfico de drogas

Testemunha protegida promete apresentar provas sobre suposto esquema envolvendo Fernando Cerimedo na Bolívia, com acusações que incluem contrabando de combustível, operações ilegais com ouro, movimentações financeiras e participação em uma estrutura ligada ao narcotráfico…

vanderlei stefani
29 de agosto de 2026 22:51

🚨 URGENTE: A mentira de Flávio Bolsonaro na sabatina da Globo acaba de ser desmentida por investigadores da PF. Eles afirmam que os R$ 61 milhões que Tariflávio Bolsomaster recebeu de Vorcaro para supostamente financiar o filme “Dark Horse” não foram patrocínio e tratam o caso como corrupção e lavagem de dinheiro.

TARIFLÁVIO MENTIROSO

roque
29 de agosto de 2026 22:07

Quem sabe explica o Dark Horse?

vanderlei stefani
29 de agosto de 2026 09:13

Flávio rachadinha Bolsonaro, é uma máquina de mentiras

Fabiano
29 de agosto de 2026 12:02
Responder para  vanderlei stefani

Reflexo de anos de governo do PT… Só mentiras…

vanderlei stefani
29 de agosto de 2026 22:51
Responder para  Fabiano

😵‍💫

vanderlei stefani
28 de agosto de 2026 23:05

Flávio, o Breve, Bolsonaro, foi ao debate com cola na mão! É inacreditável! Bom demais para ser verdade! Autorretrato involuntário; raio-X da miséria cognitiva.

Box1
28 de agosto de 2026 18:09

Aaaa… Mas se fosse o Bozo aí não pode! Kkkk A cambada de vermes da esquerda não tem um pingo de vergonha na cara tchê 🪱🪱🪱🚨
Estadista Mula!!

Fernando Krause
28 de agosto de 2026 15:32

O mesmo lulopetismo que questionava o governo anterior sobre usar a máquina pública agora faz a mesma coisa…
Seita nefasta!

Davi
28 de agosto de 2026 15:21

VANDEKUUUUSSSS…OHHH…VANDEKUUUUSSS…KD OS VANDEKUSSS…

Glaucio dos Santos Brum
28 de agosto de 2026 14:18

A matemática é exata, ou seja, dois mais dois é quatro em qualquer lugar e para qualquer pessoa. Então, que sejam apurados os fatos e, se, a exemplo de casos anteriores, houve punição para comportamentos iguais, esse não pode passar em branco. Ao contrário do que pensam certos defensores da democracia relativa, a lei deve ser igual para todos.

Caio Azevedo
28 de agosto de 2026 13:47

É isso aí!! Senta a Pua!!

Ministro André Mendonça dá 24 horas para a rede social X explicar ao Tribunal Superior Eleitoral filtro que impede recomendação de perfis de candidatos
Inadimplência do consignado privado atinge recorde de 10% em julho, aponta Banco Central
Pode te interessar
12
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x