Sexta-feira, 23 de outubro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Defesa Civil do RS alerta para alto risco de inundação em São Borja pelo rio Uruguai

Compartilhe esta notícia:

Cota de inundação foi ultrapassada nas primeiras horas dessa segunda-feira. (Foto: Prefeitura de São Borja)

A Defesa Civil estadual emitiu nessa segunda-feira (14) um alerta para risco muito alto de inundação do rio Uruguai no município gaúcho de São Borja (Fronteira-Oeste). O comunicado é válido até as 14h de terça-feira (15/9) e orienta os cidadãos a buscarem informações junto à respectivas prefeituras, bem como consultarem o Plano de Contingência municipal para saber como agir.

“Em caso de emergência, devem entrar em contato com a Brigada Militar (190) ou com o Corpo de Bombeiros Militar (193)”, reitera o informe publicado no portal estado.rs.gov.br.

É possível acompanhar na página prepara.rs.gov.br/elnino todos os alertas e avisos vigentes, além de publicações relacionadas a eventos adversos. Também estão disponíveis ferramentas com dados em tempo real sobre as condições de rodovias, níveis de rios, imagens do radar meteorológico, atualizações do monitoramento hidrometeorológico e serviços de utilidade pública.

Conforme a empresa especializada Metsul Meteorologia, o rio Uruguai já ultrapassou a cota de inundação (9 metros) em São Borja entre o final da madrugada e o início da manhã. A elevação se deve às chuvas que caíram ainda no começo da semana passada na parte inicial da bacia, entre as regiões dos Campos de Cima da Serra e Alto Uruguai.

A meteorologista Estael Sias informa, no site metsul.com: “Duas famílias deixaram suas casas e foram para imóveis de parentes, enquanto dois estabelecimentos comerciais da orla precisaram ser fechados”.

Como fica a semana

O sol deve predominar no Rio Grande do Sul durante a semana, devido à influência de uma massa de ar frio de alta pressão atmosférica que vai garantir vários dias de tempo firme. Esta terça-feira (15) ainda deve ter momentos de nebulosidade pontos das áreas Leste e Nordeste do mapa, ao passao que na quarta e quinta haverá menor cobertura de nebulosidade e até períodos de céu claro.

“Sob tempo mais aberto e com perfil vertical mais seco da atmosfera, as madrugadas de quarta e quinta devem ser as mais frias da semana em diversas cidades do Rio Grande do Sul, inclusive com formação de geada em várias regiões gaúchas”, acrescenta o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall. “A tarde da quinta começará a ter maior aquecimento e máximas bastante agradáveis.”

A temperatura entra em elevação mais acentuada na sexta-feira (18), dia que terá sol, nuvens e uma tarde de marcas agradáveis ou mesmo um pouco altas, podendo passar de 25ºC em muitas cidades. Já ára o sábado a previsão é de aumento da nebulosidade, embora o sol ainda apareça em meio à nebulosidade em diversos pontos.

“O tempo se instabiliza com chuva no decorrer do dia em diferentes pontos do Rio Grande do Sul”, finaliza Nachtigall. “A instabilidade prossegue com chuva durante o domingo do feriado farroupilha.”

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Flávio pede ao ministro do Supremo Flávio Dino levantamento total de sigilo do caso de filme sobre Bolsonaro
Farsul aciona ANP após restrições e atrasos na entrega de diesel no Rio Grande do Sul
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x