Segunda-feira, 05 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Fábio Mitidieri é reeleito governador de Sergipe no primeiro turno

Compartilhe esta notícia:

Fábio Mitidieri, do PSD, foi reeleito governador em Sergipe. (Foto: Juracy Feitosa)

Fábio Cruz Mitidieri (PSD) foi reeleito governador de Sergipe nesse domingo (4). Com 100% das urnas apuradas, ele teve 59,27% dos votos válidos (727.291). Seu principal concorrente, Valmir de Francisquinho (Republicanos), teve 37,48% dos votos (459.908), seguido por Dr. Helton (PSOL), com 3,02% dos votos (37.081).

O vice-governador eleito na chapa é Jeferson Andrade do mesmo partido. O governador reeleito acompanhou a apuração dos votos na casa do pai, no Bairro Coroa do Meio, Zona Sul da capital, Aracajú, ao lado de familiares, aliados e apoiadores.

Neste pleito, o PSD fez parte da coligação “Sergipe Cresce com Você”, com os partidos PSB e as federações ‘União Progressista’ (União e PP) e ‘Brasil Da Esperança – FÉ BRASIL’ (PT e PCdoB).

Campanha e propostas

Ao longo dos cerca de três meses de campanha, Fábio disputou o comando do executivo estadual com outros cinco candidatos: Dr. Helton (PSOL), Emanuel Cacho (PSDB), Ricardo Marques (PL), Taty Cristina de Jesus (DC) e Valmir de Francisquinho (Republicanos).

Nas pesquisas eleitorais divulgadas pela TV Sergipe ao longo da campanha, Fábio liderou a intenção de voto, seguido pelo candidato Valmir de Francisquinho.

Durante entrevistas e sabatinas, Fábio ressaltou a intenção de dar continuidade e ampliar projetos na área da saúde, investir em infraestrutura e focar na geração de empregos.

Entre as principais propostas apresentadas para o novo mandato, citou a expansão do programa Opera Sergipe, a criação do Hospital 60+ voltado para a terceira idade, a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e novos investimentos no setor de gás e energia.

Em seu plano de governo, ele também destacou a reestruturação do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), a ampliação da capacidade hospitalar do estado e o incentivo à construção de novas moradias populares.

Disputa eleitoral

Na reta final do pleito, o principal adversário de Fábio, o candidato do Republicanos, Valmir de Francisquinho recebeu o apoio de dois outros oponentes que também disputaram a eleição, Emanuel Cacho (PSDB) que desistiu da disputa para apoiar Valmir, e Ricardo Marques do PL teve o registro inviabilizado pelo TRE-SE após a renúncia do seu candidato a vice.

Debates sobre a descentralização dos serviços de saúde, a melhoria na distribuição de água, a geração de empregos, a ampliação da infraestrutura viária e a elevação dos índices de educação estiveram no centro dos debates entre Fábio e os candidatos que disputaram o primeiro turno.

Perfil

Natural de Aracaju, Fábio Cruz Mitidieri tem 49 anos e é graduado em Administração. Ele disputou o governo de Sergipe pela primeira vez em 2022, quando foi eleito no segundo turno.

Antes de assumir o comando do Executivo estadual, atuou como vereador de Aracaju, secretário municipal de Esportes, secretário de estado do Trabalho e exerceu dois mandatos como deputado federal por Sergipe. As informações são do portal de notícias G1.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Quatro eleitores morrem após passarem mal em locais de votação no País
Milei faz publicações em série em apoio a Flávio contra Lula
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x