Terça-feira, 06 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Eleições de 2026 provocam mudanças na composição de Câmaras Municipais do RS

Compartilhe esta notícia:

Na Câmara de Porto Alegre, o impacto das urnas resultará em uma mudança expressiva no corpo da Casa. (Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O resultado das urnas no primeiro turno das Eleições 2026 redesenhará a composição de diversas Câmaras Municipais do Rio Grande do Sul a partir de 2027. A eleição de vereadores em exercício para mandatos na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados provocará a renovação de cadeiras nos legislativos locais, por meio da efetivação de seus respectivos suplentes.

Mudanças na Capital

Na Câmara de Porto Alegre, o impacto das urnas resultará em uma mudança expressiva no corpo da Casa, com a confirmação de seis parlamentares da Capital em novos cargos no Parlamento gaúcho e em Brasília. No Novo, a transição de Ramiro Rosário para a Assembleia Legislativa garantirá a posse da suplente Júlia Zardo. No Partido Liberal (PL), a eleição da vereadora Comandante Nádia (deputada estadual) e do vereador Jessé Sangalli (deputado federal) abrirá duas vagas simultâneas no Palácio Aloísio Filho, assegurando as posses dos suplentes Alexandre Bobadra e Fabiano Rheinheimer.

Também na Capital, a vereadora Natasha Ferreira (PT), eleita para o Parlamento estadual, será substituída por Jane Pilar (PT), enquanto a vereadora Karen Santos (PSOL), também vitoriosa na disputa estadual, abrirá espaço para a efetivação do suplente Paulo Brack (PSOL). Fechando as trocas na Capital, a ida do vereador Moisés Barboza (PSDB) para a Assembleia passará a cadeira municipal ao suplente Matheus Xavier.

Reflexos no interior 

No Norte do Estado, o vereador mais votado no pleito municipal de 2024 em Passo Fundo, Gio Krug (PSD), elegeu-se deputado estadual. Como Giba Bellaver, primeiro suplente do PSD, já ocupa cadeira na Câmara por licença de outro vereador, o atual secretário municipal de Segurança Pública, Tadeu Trindade, figura como nome mais próximo de assumir a vaga. Em Erechim, o vereador Rony Gabriel (Podemos) foi eleito para a Câmara dos Deputados, abrindo vaga no legislativo local para o suplente Flavinho Barcelos (PL).

Em Santa Cruz do Sul, a vereadora Nicole Weber Covatti (PP), eleita deputada estadual, passará o bastão para o suplente Daiton Mergen (Podemos), atual secretário de Esporte e Lazer do município – ou para o segundo suplente, Matheus Smidt (Podemos). Na mesma cidade, a vereadora Bruna Molz (Podemos), também vitoriosa para a Assembleia Legislativa, abrirá espaço para a posse de Jeferson Redondo (Republicanos). Na Câmara de Pelotas, o vereador Junior Fox, eleito para o Parlamento gaúcho, cederá o assento municipal a Anselmo Rodrigues Governaço. Em Caxias do Sul, a ascensão da vereadora Daiane Mello (PL) ao Legislativo gaúcho levará ao plenário o suplente Rafinha Bado. 

Bagagem municipalista 

Além de nomes com experiência nas Câmaras Municipais, a futura composição dos legislativos estadual e federal contará com a bagagem de ex-prefeitos de cidades gaúchas. Após abdicar do comando da Prefeitura de Bento Gonçalves para concorrer, Diogo Siqueira (PL) conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. Já a ex-prefeita de Santana do Livramento, Delegada Ana Tarouco (PSD), garantiu assento na Assembleia Legislativa. O grupo de ex-gestores municipais no Parlamento estadual conta ainda com Diego Picucha (PDT), que governou Parobé, e Marcelo Arruda (PSD), ex-prefeito de Barra do Rio Azul. Completam a lista Vanice de Matos (PL), ex-prefeita de Porto Vera Cruz, e Salmo Dias, ex-prefeito de Rio dos Índios. (Por Bruno Laux)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Angus amplia circuito com prêmio inédito
Petistas empurram culpa por fiasco no 1º turno
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x