Segunda-feira, 12 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Dicas de O Sul Literatura que nasce do território: jovens da Ilha da Pintada assinam livro sobre a história das Ilhas

Compartilhe esta notícia:

Foto: ONG Colaí Movimento de Cultura/Divulgação

As histórias, memórias e saberes das Ilhas de Porto Alegre chegam ao Centro Cultural da UFRGS, nesta quarta-feira (14), às 18h30min, com o lançamento de O Mundo da Ponte pra Cá: a história de uma ilha. A obra é uma realização da ONG Colaí Movimento de Cultura, vinculada à Biblioteca Comunitária Marginal Ilha do Saber, que integra a Rede Beabah! – Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul.

Voltado principalmente ao público infantil, o livro propõe recuperar a história das Ilhas de Porto Alegre a partir das perspectivas de quem vive nesse território. A autoria é construída por cinco jovens da comunidade, que reúnem pesquisas sobre a história local, memórias familiares, vivências e referências do território para construir uma narrativa coletiva.

A obra tem como cenário principal a Ilha da Pintada, uma das ilhas que integram o bairro Arquipélago e o Parque Estadual Delta do Jacuí. Localizada em frente à região central de Porto Alegre, a Ilha da Pintada é a mais habitada da cidade e tem na pesca, no artesanato e na culinária algumas de suas principais atividades econômicas.

Mais do que registrar acontecimentos históricos, O Mundo da Ponte pra Cá busca apresentar às crianças um território marcado pela relação com o rio, pela natureza, pela vida comunitária e pela transmissão de saberes entre gerações. A publicação também recupera aspectos da formação histórica das Ilhas, território que reúne referências indígenas e negras e cuja memória foi preservada, em grande parte, pela oralidade.

“Este é um livro construído a partir de dentro da comunidade. São as nossas memórias, os nossos modos de viver e a nossa relação com o território que estão presentes nessa história. Levar essa narrativa para outros espaços da cidade também é uma forma de criar uma ponte, para que mais pessoas conheçam as Ilhas a partir do olhar de quem vive aqui e para que as nossas crianças possam se reconhecer na literatura”, afirma a coordenadora do projeto e escritora, Francine Conde Cabral.

Entre as Ilhas e a cidade

A escolha das crianças como protagonistas da narrativa parte da compreensão de que elas são fundamentais para a continuidade dos saberes comunitários. Ao receber, recriar e transmitir conhecimentos, as novas gerações ajudam a manter vivas as histórias e as referências culturais do território.

O livro também pretende aproximar diferentes infâncias. De um lado, as crianças que vivem nas Ilhas; de outro, aquelas que crescem na cidade, em contextos urbanos distintos. A publicação propõe um encontro entre esses territórios por meio da literatura, favorecendo o conhecimento mútuo e a valorização de diferentes modos de vida.

A proposta dialoga ainda com educadores, pesquisadores, leitores e pessoas interessadas em memória coletiva, cultura popular, justiça climática e territórios periféricos.

Acessibilidade como parte da narrativa

A publicação foi planejada para alcançar leitores com diferentes formas de acesso à literatura. Além da versão física, O Mundo da Ponte pra Cá: a história de uma ilha contará com audiolivro e versão digital gratuita. Também está prevista a produção de exemplares acessíveis para pessoas com deficiência visual, com fonte ampliada e descrição das ilustrações.

A linguagem foi pensada para preservar a riqueza das expressões locais e o ritmo da oralidade da comunidade, sem comprometer a compreensão de crianças e leitores com diferentes níveis de letramento. As ilustrações também desempenham papel importante, funcionando como recurso de apoio à leitura.

A diversidade de formatos amplia as possibilidades de acesso à obra e contribui para que os saberes e as histórias das Ilhas possam circular entre diferentes públicos.

O livro é parte do projeto “O mundo da ponte pra cá: a história de uma Ilha contada para crianças”, contemplado no Edital Fumproarte 08/2025 – Concurso para Projetos de Identidade e Memória em Porto Alegre, com realização do Colaí Movimento de Cultura.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Ordem dos Advogados do Brasil prestou homenagem aos 42 anos de atuação de Ivo dos Santos Rocha
Cinco comunidades de Porto Alegre serão atendidas nas unidades móveis de saúde nesta semana
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x