Sábado, 24 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Porto Alegre abre matrículas para estudantes do Jardim B ingressarem no Ensino Fundamental

Compartilhe esta notícia:

O procedimento faz parte do processo de nucleação entre unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

Foto: Reprodução
(Foto: Reprodução)

Está aberto o período de matrícula para estudantes do Jardim B das Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) que ingressarão no 1º ano do Ensino Fundamental em 2027. O procedimento faz parte do processo de nucleação entre unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

O processo de nucleação tem como objetivo favorecer a continuidade do percurso educacional dos estudantes na rede municipal. Para efetivar a matrícula, o responsável legal deverá comparecer à escola municipal de Ensino Fundamental indicada como destino da turma.

“Esse processo é importante para garantir a continuidade da trajetória escolar das crianças na Rede Municipal de Ensino, com organização e planejamento para a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Orientamos as famílias a ficarem atentas ao prazo e a procurarem a escola indicada para efetivar a matrícula”, destaca o secretário interino de Educação, Maurício Cunha.

O período de matrícula vai de 21 de outubro a 13 de novembro. A não realização do procedimento dentro do prazo implica a perda da garantia da vaga na unidade educacional indicada. Para consultar a escola de destino, acesse a lista do processo de nucleação entre unidades escolares.

Estudantes de escolas parceiras e privadas

Os estudantes matriculados em Escolas de Educação Infantil parceiras e em instituições privadas credenciadas devem participar do processo de inscrição para o 1º ano do Ensino Fundamental, que está aberto até 6 de novembro. As inscrições são realizadas por meio do sistema da Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul.

Ingresso na Educação Infantil em 2027

As inscrições para crianças que desejam ingressar na Educação Infantil em 2027 ocorrem de 9 a 30 de novembro. O processo contempla vagas nas unidades municipais e nas instituições comunitárias parceiras. A divulgação das designações e da efetivação das matrículas está prevista para o período de 2 a 10 de dezembro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
“Sistemas estão blindados”, diz o ministro Nunes Marques após verificação no Tribunal Superior Eleitoral
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x