Quarta-feira, 14 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 13 de abril de 2016
Pesquisa da Serasa Experian revelou que, em março, chegou a 60 milhões o número de brasileiros inadimplentes, que representam 41% da população com mais de 18 anos do País. Eles totalizam R$ 256 bilhões em dívidas em atraso. Essa é a maior quantidade de inadimplentes já registrada desde que a Serasa iniciou a medição, em 2012.
A pesquisa detalhou que, no primeiro trimestre de 2016, mais de 2 milhões de devedores entraram na lista por falta de pagamento. Em média, depois de 60 dias com débitos em atraso, o consumidor é negativado nos birôs de crédito. O levantamento da Serasa Experian aponta que a cada trimestre cresce a quantidade de pessoas que se somam aos já negativados.
Pelo menos 77,2% dos devedores ganham até dois salários mínimos: 40,0% dos 60 milhões de inadimplentes recebem entre um e dois salários mínimos e 37,2% vivem com menos de R$ 880 mensais. As classes com rendimentos mais baixos crescem mais do que as outras.
“Historicamente, a inadimplência tende a crescer mais no primeiro trimestre, pela concentração de despesas e gastos adicionais nessa época. Mas, neste levantamento, referente aos três primeiros meses de 2016, os números surpreenderam: em um trimestre, mais de 2 milhões de novos nomes na lista de inadimplentes. Os mais afetados são as pessoas que praticamente vivem daquilo que recebem, não conseguem realizar nenhum tipo de reserva ou poupança financeira”, disse o economista da Serasa Experian Luiz Rabi.