Sábado, 03 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 13 de abril de 2016
O Conselho Superior da Federasul (Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul), composto por 55 conselheiros, elegeu, por maioria dos votos, a nova diretoria da entidade para a gestão 2016/2018 nesta quarta-feira (13). Pela primeira vez em 88 anos, houve disputa para a presidência da Federasul. Concorreram Paulo Afonso Pereira e Simone Leite. A eleição iniciou às 10h. O resultado foi divulgado há pouco, às 14h, dando a Simone Leite o cargo de presidente da Federasul. É também a primeira vez que uma mulher comanda a entidade.
Paulo Afonso Pereira foi eleito presidente da ACPA – Associação Comercial de Porto Alegre. Foto: divulgação
Paulo Afonso Pereira foi presidente do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Também dirigiu as regionais do Senai e Senac, na década de 1990. Em 1996, criou a Paulo Afonso Pereira Propriedade Intelectual, com sede em Porto Alegre. Ele defende o fortalecimento financeiro da ACPA e a maior participação dos empresários no associativismo com capacidade de administração em organizações funcionais. “Nosso projeto de gestão prevê a intensificação do potencial de ação da entidade”, finalizou o novo presidente.
Na foto, Simone Leite, a nova presidente da Federasul. Foto: Itamar Aguiar
Natural de Estância Velha, Simone chega à presidência da Federasul aos 38 anos. Formada em administração de empresa, atua como diretora administrativo-financeiro do Grupo Urano, em Canoas, além integrar diversos conselhos superiores de empresas.
Eleita a primeira mulher a presidir a Federasul, onde já atua como vice-presidente de Integração, desde a 2012, promovendo o associativismo no Estado, Simone participa do cotidiano de entidades de classe desde 2006. A empresária presidiu a CICs (Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Canoas), entidade que completou 76 anos.
Além disso, a nova presidente da Federasul foi secretária de Desenvolvimento Econômico de Canoas entre 2009 a 2011, quando criou o Escritório do Empreendedor e reduziu a carga tributária do município. Nas últimas eleições, concorreu, na chapa majoritária do PP, como candidata ao Senado.
A nova presidente da Federasul defende uma maior participação do interior nas decisões da entidade. “Devemos ter sintonia de pensamento e de posições, pois uma entidade representativa é como um guarda-chuva em defesa dos interesses dos empreendedores e filiados”, ao acrescentar que seu nome surgiu da base da entidade por estar comprometido com os seus anseios.