Segunda-feira, 24 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil FHC diz que elogio de Bolsonaro a coronel torturador é uma “ofensa aos cidadãos do País”

Compartilhe esta notícia:

"É inaceitável que tantos anos após a Constituição de 1988 ainda haja alguém com a ousadia de defender a tortura", declarou FHC (Foto: Marcos de Paula/AE)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou o posicionamento do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) durante a votação do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, no domingo (17), na Câmara. “É inaceitável que tantos anos após a Constituição de 1988 ainda haja alguém com a ousadia de defender a tortura e, pior, elogiar um conhecido torturador”, escreveu o ex-presidente em sua página no Facebook.

Antes de se declarar a favor do afastamento de Dilma no plenário, Bolsonaro prestou homenagens ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, a quem chamou de “o pavor de Dilma Rousseff”. Chefe do DOI-Codi de São Paulo entre 1970 e 1974 –mesmo período em que Dilma esteve presa na capital–, Ustra é considerado o maior torturador da ditadura militar.

No texto, FHC também afirmou que o PSDB “precisa repudiar com clareza essas afirmações” que, segundo ele, “representam uma ofensa aos cidadãos do País e, muito especialmente, aos que sofreram torturas”.

“Esperamos que os trâmites legais sejam todos cumpridos, sem delongas. E quando chegar o momento da decisão dos senadores, que a votação se processe de forma conveniente, sem declarações estapafúrdicas como algumas que testemunhamos na Câmara dos Deputados”, escreveu.

OAB

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) reagiu, nesta quinta-feira (21), às declarações de Jair Bolsonaro. Em nota, a instituição classificou a fala do deputado como “apologia ao crime”. “A OAB repudia de forma veemente as declarações do deputado, em clara apologia de um crime ao enaltecer a figura de um notório torturador, quando da votação da admissibilidade do processo de impeachment da presidente República Dilma Rousseff”, afirmou a entidade. (Folhapress)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Reino Unido expulsa 23 diplomatas russos após envenenamento de ex-espião
Comparado ao escândalo da Petrobras, mensalão foi “brincadeira”, diz procurador-geral da República nos EUA
https://www.osul.com.br/fhc-diz-que-elogio-de-bolsonaro-a-coronel-torturador-e-ofensa-aos-cidadaos-do-pais/ FHC diz que elogio de Bolsonaro a coronel torturador é uma “ofensa aos cidadãos do País” 2016-04-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar