Segunda-feira, 26 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Dois dos acusados de matar Eliseu Santos vão a Júri em maio

Compartilhe esta notícia:

Médico e gestor foi assassinado a tiros em uma rua do bairro Floresta. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

O Júri popular de Eliseu Pompeu Gomes e Fernando Junior Treib Krol está marcado para o dia 19 de maio. Os dois são acusados de participação no assassinato do ex-secretário da Saúde de Porto Alegre, Eliseu Santos, em 26 de outubro de 2010.

Nesta data, por volta das 21h25min, o médico e ex-vice-prefeito foi abordado enquanto dirigia pela rua Hoffmann, no bairro Floresta, recebendo vários tiros. Pela denúncia do Ministério Público, Gomes foi o responsável pelos disparos. Versão que Krol, em depoimento a um policial, corroborou.

Os réus, conforme decisão do juiz Volnei dos Santos Coelho, serão julgados por homicídio quadruplamente qualificado (motivo torpe, emprego de meio que resultou em perigo comum, emprego de meio que dificultou a defesa, e assegurar a impunidade de outros crimes).

O Conselho de Sentença, formado por sete jurados, ainda decidirá se os acusados incorreram em cinco crimes conexos: comunicação falsa de crime (apenas Gomes), receptação de veículo roubado (do carro usado no ataque), adulteração de placa, fraude processual (queima do veículo) e formação de quadrilha.

O crime ocorreu na rua Hoffmann, no bairro Floresta, em outubro de 2010. (Foto: Neco Varella/ Freelancer)

O crime ocorreu na rua Hoffmann, no bairro Floresta, em outubro de 2010. (Foto: Neco Varella/ Freelancer)

Mesmo caso, diferentes processos

Krol e Gomes foram inicialmente denunciados com outros seis réus no mesmo processo, que, posteriormente, passou por diversas cisões. A partir de aditamentos na denúncia, 13 pessoas respondem por algum tipo de participação, segundo o MP, na trama que redundou na morte do médico.

Em decisão de outubro de 2013, o juiz Volnei dos Santos Coelho determinou que fossem a Júri popular mais dois acusados: Marcelo Machado Pio e Jonatas Pompeu Gomes. Recurso contra essa decisão tramita no TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul). Nesse mesmo processo, o MP questiona a sentença relativa aos réus Marco Antônio de Souza Bernardes, José Carlos Elmer Brack e Cássio Medeiros de Abreu, que os impronunciou – mas manteve a denúncia pelo crime de corrupção.

Robinson Teixeira dos Santos e Marcelo Dias de Souza também vão a júri por decisão da juíza Tânia da Rosa, de setembro de 2014. Recursos contestam a sentença de pronúncia, ainda sem definição.

Em outro processo, Jorge Renato Hordoff de Mello responde por homicídio qualificado. Janine Ferri Bitello, Aroldo Veriano da Silva e Adelino Ribeiro da Silva, após cisão, também são réus em processo de homicídio qualificado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Gleisi Hoffmann
Veja nomes da comissão do impeachment
Príncipe George encontra Barack Obama
Príncipe George fica acordado até mais tarde para conhecer o presidente americano
Pode te interessar