Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 27 de abril de 2016
O empresário e economista Paulo Afonso Pereira assume a partir de hoje (27) a presidência da ACPA (Associação Comercial de Porto Alegre). A cerimônia de posse foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Comércio, às 18 horas. Paulo Afonso é o primeiro presidente exclusivo da ACPA, desde Alberto Bins, na década de 20, ocasião em que a entidade passou a acumular presidência com a Federasul.
Entre os principais objetivos do novo gestor está a ampliação de uma relação próxima com os órgãos políticos porque, segundo ele, um dos principais problemas do Estado é a segurança. “Esse cenário de insegurança afeta principalmente o comércio, pois as pessoas não conseguem mais sair às ruas para comprar. O comércio está sendo totalmente afetado por um único problema”, afirma o presidente.
A capacitação de empresários é outra meta a ser cumprida. “Estamos vivendo uma fase em que os processos iniciais para começar com qualquer negócio é o ponto-chave para obter destaque no mercado”, acrescenta Pereira. “Com um Estado que tenha um desenvolvimento mínimo que seja, pode se tornar, sim, o melhor de todos”, completa.
Paulo Afonso Pereira foi presidente do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) tendo dirigido regionalmente o Senai e o Senac, na década de 1990. Em 1996, criou a Paulo Afonso Pereira Propriedade Intelectual, com sede em Porto Alegre, referência na sua especialidade no Sul do país. Há sete gestões ocupa cargos como diretor e vice – presidente da Federasul.