Quinta-feira, 27 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de maio de 2016
A campanha nacional de vacinação contra a gripe encerrou nessa sexta-feira, e o Rio Grande do Sul pela primeira vez ultrapassou a meta de vacinar 80% dos grupos prioritários antes do prazo final. Foram aplicadas mais de 2,9 milhões de doses, o que representa 83,4% do público-alvo. Dos 497 municípios gaúchos, 75% atingiram a meta em todos os grupos.
O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, informou que os municípios que ainda não imunizaram os 80% previstos estão sendo orientados a prosseguir a vacinação e também a intensificar a busca aos grupos com menor cobertura (crianças e gestantes). Para as cidades que já atingiram a meta, a pasta recomenda que a imunização seja estendida para os policiais civis e militares e também aos professores. A estimativa da secretaria é que restem entre 500 e 600 mil doses nos municípios. Nas primeiras 20 semanas de 2016, o total de mortes por gripe A chegou a 60 em todo o Estado, segundo o último boletim.
Com 87,37% da meta estabelecida de imunização nos grupos prioritários alcançada, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre decidiu prorrogar até dia 27 a campanha de vacinação contra influenza para os grupos prioritários. Foram registradas mais de 332 mil doses aplicadas até essa sexta-feira na capital gaúcha.