Quinta-feira, 01 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Renan Calheiros e o ex-presidente da Transpetro mantinham um “esquemão” para atender o PMDB, afirmou o senador cassado Delcídio do Amaral

Compartilhe esta notícia:

Conforme Delcídio, Calheiros dava prioridade total a Machado (Foto: EBC)

Ex-líder do governo no Senado, o senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido-MS) disse que o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado representava uma “prioridade absoluta” do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na residência oficial do peemedebista.

Em entrevista à imprensa, Delcídio relatou ocasiões em que Calheiros chegou a suspender reuniões com terceiros para atender o amigo.

A presença do então dirigente da estatal (subsidiária da Petrobras) seria frequente no local. “A dupla formava um esquemão fidelizado”, afirmou o parlamentar cassado. “Machado era blindado por Calheiros e ninguém encostava nele, que fazia a interlocução com donos das empresas e operadores.”

Hegemonia

Para manter essa hegemonia sobre Machado, Calheiros teria recorrido ao ex-presidente da Transpetro para atender outros membros da cúpula do PMDB no Senado. A lista inclui, supostamente, nomes como Valdir Raupp (RR), Edison Lobão (MA), Romero Jucá (RR) e o ex-presidente José Sarney (MA). Os dois últimos, a exemplo do próprio Calheiros, figuram em diálogos bombásticos divulgados recentemente.

A assessoria de Machado não se manifestou sobre o assunto, devido ao sigilo do processo de delação premiada que ele assinou. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Alvo de investigação, sobrinho de Lula é processado por uma série de calotes
Mulher tem para-brisa atingido por “tartaruga voadora”
Pode te interessar