Sexta-feira, 21 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Novos cargos não elevam gasto, diz governo sobre as 14 mil vagas criadas em texto aprovado pelo Congresso

Compartilhe esta notícia:

O presidente interino Michel Temer (Foto: Beto Barata/PR)

Diante de críticas pela criação de 14 mil postos na estrutura do governo federal, o Executivo afirmou que isso não terá impacto nas contas públicas. Na nota, o Ministério do Planejamento diz que não haverá aumento de gastos, porque todos os cargos criados “serão mantidos vagos”. “A legislação orçamentária impede a realização de concursos neste ano e esta medida deve ser mantida em 2017.” Além disso, o governo argumentou que não houve “criação de novos cargos na administração federal”, porque foram extintos “cargos equivalentes”.

A nota do Planejamento não menciona oficialmente, porém, quantos postos exatamente foram eliminados. O jornal Folha de S.Paulo apurou que os cargos extintos estão vagos, são em grande parte de carreiras antigas e já não representam despesas para o governo.

Na prática, portanto, a eliminação de postos antigos e hoje desocupados não compensa a criação dos novos.

O próprio governo reconhece que não vinha dando autorização para a realização de concursos porque esses cargos não atendiam mais às necessidades da União.

Na avaliação de um técnico do governo, a extinção desses cargos não compensa a criação dos novos postos justamente porque as vagas eliminadas – que já não eram ocupadas – não tinham expectativa de receber titulares. (Paulo Gama/Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Em negociação de delação, executivos da Odebrecht disseram ter pagado cabeleireiro; Dilma nega
Na véspera de julgamento de habeas corpus, o ministro do Supremo Gilmar Mendes disse que a condenação de Lula afetou a imagem do País
https://www.osul.com.br/novos-cargos-nao-elevam-gasto-diz-governo-sobre-as-14-mil-vagas-criadas-em-texto-aprovado-pelo-congresso/ Novos cargos não elevam gasto, diz governo sobre as 14 mil vagas criadas em texto aprovado pelo Congresso 2016-06-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar