Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O governo federal quer desburocratizar a concessão de licenças ambientais

Compartilhe esta notícia:

Sarney Filho defende que órgãos ambientais tenham prazo para análise de pedidos (Foto: Alex Ferreira / Ag. Câmara)

Diante de pelo menos 14 projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional para simplificar a concessão de licenças ambientais (o que, segundo especialistas, representaria o desmonte da atual legislação do setor no Brasil), o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, decidiu apresentar ao governo federal a sua proposta.

Ele pretende desburocratizar o processo sem reduzir a proteção aos bens naturais.

Entre os pontos que devem constar no projeto de Sarney Filho estão a definição de prazos para que o órgão ambiental se manifeste sobre um determinado pedido, além de eventuais punições para o não cumprimento dessa normativa.

Ele também quer exigir a apresentação de estudos de impacto ambiental conforme a localização e o tamanho do empreendimento envolvido.

Avaliação prévia

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o ministro disse, ainda, que pretende criar a figura da validação ambiental estratégica.

“Determinado projeto para a construção de uma hidrelétrica, por exemplo, terá que providenciar um estudo sobre o impacto da obra sobre toda a bacia, aí será possível dizer se dá para erguer a estrutura no local”, explica. “Não se perderá dez anos e dinheiro com consultorias, pois já se saberia de antemão a viabilidade.” (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Compra de remédios é a nova fonte de fraudes na Petrobras
Regra que inibe a realização de cesáreas antecipadas pode ser burlada
https://www.osul.com.br/o-governo-federal-quer-desburocratizar-a-concessao-de-licencas-ambientais/ O governo federal quer desburocratizar a concessão de licenças ambientais 2016-06-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar