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Por Redação O Sul | 27 de junho de 2016
A confiança do consumidor brasileiro aumentou de maio para junho, segundo pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgada nesta segunda-feira (27). O indicador avançou 3,4 pontos, passando de 67,9 para 71,3 pontos. É o maior nível desde junho do ano passado. “A alta foi inteiramente determinada pela melhora das expectativas, já que os indicadores que medem a percepção sobre a situação atual ficaram estáveis”, diz a FGV.
Integrante do ICC (Índice de Confiança do Consumidor), o Índice de Expectativas avançou 6 pontos, atingindo 77,1 pontos, o maior desde janeiro de 2015 (81,7). Já o ISA (Índice da Situação Atual), outro componente do indicador, caiu 0,8 ponto, atingindo 64,7 pontos.
O indicador que mede o grau de satisfação dos consumidores em relação à situação financeira da família atual caiu 2,4 pontos em junho. O resultado reflete uma acomodação no nível mínimo histórico, após o indicador ter avançado 2,7 pontos no mês de maio, segundo a FGV.
Por renda
Houve alta da confiança nas quatro classes de renda pesquisadas. A melhora expressiva ocorreu entre os consumidores com renda familiar entre R$ 4.800,01 e R$ 9.600, em que o índice aumentou 4,2 pontos. (AG)