Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 19 de agosto de 2016
A unidade de cultura do Santander em Porto Alegre completa 15 anos dedicados à cultura neste mês. Para celebrar a data, a instituição lança neste sábado (20) um livro com toda sua história, com diferentes momentos marcados pela diversidade.
Chamada de “Plural & Contemporâneo: Santander Cultural 15 anos”, a publicação traz importantes nomes das artes visuais nacional e internacional, do cinema e da música, ao lado de novos talentos em encontros promovidos pelo Santander para valorizar o novo e explorar o regionalismo por meio de artistas ainda menos conhecidos pelo grande público.
Estão retratadas as mostras de arte eletrônica, urbana e popular, além de recortes da obra de artistas como Amílcar de Castro, Carlos Vergara, Vera Chaves Barcellos, Vik Muniz, Miguel Rio Branco, Francisco Brennand, entre outros. A memória do escultor gaúcho Vasco Prado, do médico e escritor Moacyr Scliar, entre tantas outras mostras de valor afetivo, histórico e artístico também ganham um espaço especial na publicação.
Para Sérgio Rial, Presidente do Santander Brasil, “a publicação é uma forma de reafirmar nossa gratidão ao povo gaúcho, que nos acolheu e se apropriou desse espaço, criando vínculos que ficam evidentes nos depoimentos trazidos no livro. É uma homenagem a essas cinco milhões de pessoas que em 15 anos passaram pelo Santander Cultural e imprimiram nele sua marca”.
Com 240 páginas e mais de 190 imagens, o livro abre com um capítulo sobre o edifício sede, projetado em 1932 em estilo neoclássico, no Centro Histórico de Porto Alegre. Em 2001, passou a abrigar o Santander Cultural, que ocupa seis mil metros quadrados da construção onde estão instaladas quatro galerias de arte, biblioteca, cinema, duas salas multiuso, espaço exclusivo para oficinas de arte e educação, loja de design e edições de arte, centro de capacitação digital, restaurante e café.
Livro celebra 15 anos de atividades culturais do banco. (foto: divulgação)
s.