Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil “Não adianta nada uma hora de arte e educação física por semana”, diz executiva do Ministério da Educação sobre a reforma no ensino médio

Compartilhe esta notícia:

Os dados foram divulgados pelo IBGE. (Foto: Wilson Dias/ABr)

A secretária-executiva do MEC (Ministério da Educação), Maria Helena Guimarães de Castro, afirmou nesta sexta-feira (23), que as escolas públicas e privadas do Brasil não serão obrigadas a cumprir dois eixos da reforma do ensino médio: oferta do tempo integral e currículo flexível.

Além disso, Maria Helena reiterou que o único aspecto que vai afetar a todos indistintamente, que é o conteúdo mínimo que passará a ser obrigatório, depende do que será aprovado em nova rodada de discussão da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Médio.

A Base vai determinar, inclusive, o conteúdo de disciplinas como artes, filosofia, sociologia e educação física, que deixaram de ser consideradas obrigatórias (mais tarde o governo recuou e manteve a obrigatoriedade). “Até a próxima base, continua tudo como está. [Mas] não adianta nada ter uma hora de arte, uma hora de filosofia, uma hora de sociologia e uma hora de educação física por semana. Isso não resolve”, afirmou Maria Helena.

A BNCC, segundo ela, será reavaliada em seminários estaduais para depois ser alvo de audiências públicas e deliberações do CNE (Conselho Nacional de Educação). A expectativa é que ela seja aprovada até o fim de 2017.

A reforma do ensino médio foi apresentada na quinta-feira (22) como uma medida provisória. Apesar de já ter sido publicada e ter entrado em vigor, os efeitos imediatos são praticamente nulos. Além disso, a MP ainda vai passar por análise em comissão no Congresso, e por votações na Câmara e no Senado que podem alterar seu conteúdo. Essa tramitação precisa ocorrer em até 120 dias para que ela não deixe de ter valor legal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O presidenciável Ciro Gomes acusou o Judiciário e o Ministério Público de “quererem governar no lugar de todo mundo”
Um acordo para segurar o preço da gasolina e do diesel prevê que o Congresso Nacional aprove um projeto para aumentar a arrecadação e evitar o desequilíbrio das contas, a pedido do governo
https://www.osul.com.br/nao-adianta-nada-uma-hora-de-arte-e-educacao-fisica-por-semana-diz-executiva-do-ministerio-da-educacao-sobre-a-reforma-no-ensino-medio/ “Não adianta nada uma hora de arte e educação física por semana”, diz executiva do Ministério da Educação sobre a reforma no ensino médio 2016-09-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar