Quarta-feira, 21 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 8 de novembro de 2016
O presidente Barack Obama cumpriu, nesta terça-feira (8), dia das eleições nos Estados Unidos, com um ritual com ares de superstição: ir jogar basquete.
Horas após os americanos começarem a se dirigir às urnas para eleger a democrata Hillary Clinton ou o republicano Donald Trump como seu sucessor, Obama se dirigiu à base militar Fort McNair, nos arredores de Washington, para jogar uma partida de basquete com amigos.
No fim de 2010, neste mesmo lugar machucou o lábio jogando uma partida. Depois diminuiu consideravelmente a prática deste esporte, preferindo atividades mais tranquilas, como o golfe.
Em 2008 e em 2012, anos nos quais foi eleito pela primeira vez e depois reeleito, Obama disputou partidas de basquete no mesmo dia da eleição, em seu reduto de Chicago, para se distrair a espera aos resultados.
Também havia realizado este mesmo ritual durante o longo processo das primárias democratas nas quais enfrentou Hillary Clinton, atualmente prestes a se converter na primeira mulher presidente dos Estados Unidos.
O respeito a esta tradição até agora deu resultado. Resta saber se desta vez funcionará para contagiar Hillary com sua sorte.