Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 25 de janeiro de 2017
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) recebeu 1.799.551 inscritos até as 19h desta quarta-feira (25), segundo balanço parcial divulgado pelo MEC (Ministério da Educação). O ritmo de inscritos desde a 0h de terça-feira (24), quando o sistema foi aberto, é de 41,8 mil inscritos por hora. As inscrições para a edição do primeiro semestre do Sisu será encerrada às 23h59min de sexta-feira (27).
Mais cedo, o MEC informou que os prazos de inscrição estavam mantidos, mesmo após reclamações de estudantes afirmando que não conseguiam acessar o Sisu e fazer sua inscrição. O número total de candidatos afetados não foi divulgado. Em nota, o ministério admitiu o problema e afirmou que as “inconsistências no sistema” disponível no site http://sisu.mec.gov.br/ estão “sendo sanadas” e que “a previsão é que até o fim do dia o sistema volte à normalidade”.
Desde que foram abertas as inscrições, muitos estudantes têm tentado, sem sucesso, fazer sua inscrição para disputar uma das mais de 230 mil vagas de graduação em universidades, institutos de tecnologia e centros tecnológicos federais e estaduais em todo o Brasil.
O MEC reconheceu o problema desde o primeiro dia e afirmou que o sistema seria restabelecido. A pasta negou que o problema seja específico dos estudantes que fizeram a segunda aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), nos dias 3 e 4 de dezembro.
O Enem, originalmente aplicado em 5 e 6 de novembro, foi adiado para 273.524 candidatos, por causa de ocupações estudantis nos locais de prova, e para outros 4.133, em decorrência de problemas como falta de energia elétrica. Estes estudantes prestaram o exame em dezembro, em uma segunda versão da prova.
O problema, porém, não é generalizado. De acordo com um balanço parcial divulgado pelo MEC, entre a 0h e as 13h desta quarta, 1.630.265 participantes do Enem 2016 conseguiram se inscrever no Sisu.