Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Famurs debate em seminário gestão e sustentabilidade dos municípios

Compartilhe esta notícia:

Crédito: Lívia Stumpf/Famurs

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) realiza desde ontem (15) e durante todo o dia de hoje (16), no centro de eventos do hotel Plaza São Rafael, na Capital, o Seminário dos Novos Gestores. Com o tema “Reconstruindo o Brasil a partir dos Municípios”, o evento visa colocar em discussão de que forma os gestores municipais podem assumir o protagonismo no debate sobre o projeto de nação desejado daqui para frente. “É fundamental que prefeitos e prefeitas capitaneiem o esforço para construir um país melhor, mais desenvolvido. Só desta forma, a sociedade conseguirá ter do poder público o retorno que espera e deseja”, refletiu o presidente da Famurs, Luciano Pinto. Segundo ele, “este evento será uma grande oportunidade para que os prefeitos e prefeitas possam conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela Famurs. Além disso, estarão recebendo orientações sobre ações administrativas. O que pretendemos com tudo isso é que os novos gestores comecem com o pé direito”, explicou Luciano.

Na manhã desta quinta-feira, um dos painéis do Seminário dos Novos Gestores contou com a presença de Gerson Seefeld, diretor-executivo da Central Sicredi Sul que traçou um panorama do cooperativismo de crédito no RS e no País e de que forma as unidades do Sicredi podem contribuir para o desenvolvimento dos municípios.

O pacto federativo defendido pela senadora Ana Amélia Lemos ganhou ênfase, pois prega a disponibilidade de recursos de forma a melhorar condições para as administrações municipais, seguido por uma explanação jurídica da Famurs, que incluiu a Cartilha Jurídica, com instruções passo a passo de como os administradores municipais devem proceder para garantir a sustentabilidade de suas gestões.

Outra palestra que reuniu grande público na manhã desta quinta-feira foi centrada no tema “o que se espera dos novos governantes”, tutelada pelo diretor-presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes, tendo como mediador o vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto. Walter Lídio Nunes defendeu que a crise é um grande problema mas também é uma grande oportunidade que os municípios tem para fazer “mais por menos”. Para isso, é preciso governança com metodologia, integrada a modernas ferramentas. Disse ainda que o Estado não deve se dedicar a coisas que a iniciativa privada possa fazer com mais eficiência e resultado. O empresário acredita que o modelo atual esteja exaurido e afirmou que “sempre precisaremos de bons políticos mas é preciso buscar soluções com a participação da sociedade e do empreendedor. “Não confundir participação com corporações”, atestou. Para ele, a direção social é uma combinação de forças. “Muitas coisas que ouvimos hoje não atendem aos interesses da sociedade”.

Ainda este mesmo painel contou com a participação de Daniel Randon, presidente do Conselho Diretor do PGQP que enfatizou a importância de ações econômicas dos municípios focadas em sustentabilidade. Outro painelista foi Luiz Pierry, coordenador executivo do PGQP que defendeu a importância de uma gestão consciente, segundo ele, centrada em clareza, conhecimento e convicção.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Temer aguarda resposta de Velloso sobre o Ministério da Justiça até o fim de semana
Um juiz dos Estados Unidos suspendeu as deportações de famílias de imigrantes que foram reunidas após as separações polêmicas da política de tolerância zero de Donald Trump
https://www.osul.com.br/famurs-debate-em-seminario-gestao-e-sustentabilidade-dos-municipios/ Famurs debate em seminário gestão e sustentabilidade dos municípios 2017-02-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar